Botto Bier Munich Dunkel

Botto Bier Munich Dunkel

Coleção de livros na Amazon

Esta é uma receita que muito me agradou. É um estilo hiper super clássico, lager escura originária de Munich, Alemanha, quase que inexplorado no Brasil, e por isso um desafio a mais. Representante do estilo, por aqui, temos apenas a munich dunkel da Bamberg (segundo ouço muito boa), e nenhuma outra mais, em que pese o uso indiscriminado do nome munich dunkel (escura) por algumas cervejarias nacionais.

 

Ainda sem nome, ficou esta cerveja muito próxima do esperado pro estilo: cor rubí, bastante clarificada embora não filtrada (notem que mesmo sendo a cerveja escura, na foto abaixo é possível ver meu dedo através do copo), espuma consistente, de média carbonatação, aroma e sabor predominantemente de malte, com leve toque de chocolate e caramelo advindos do uso dos maltes carafa e cristais, e amargor moderado, porém bem marcado no final da degustação, agindo bem pra equilibrar o aspecto inicial adocicado dos maltes. Ficou ela com 5,2% abv, e foi a leva de 50 litros toda embarrilhada. Foi a terceira receita do estilo que fiz, cada qual buscando um algo a mais não alcançado nas anteriores, e o resultado desta foi fantástico. Eis uma foto dela:

 

Segue a receita pra 50 litros:

De maltes:
7 kg de pílsen (Agromalte)
5 kg de munich II (Weyermann)
0,76 kg de Caraaroma (Weyermann)
0,5 kg de Caramunich (weyermann)
0,2 kg de Carafa I (Weyermann)

De lúpulos:
57g de nugget a 60’
15g hallertau tradition a 20’
30g de hallertau a 10’
30g de saaz a 1’

De água:
37,5 litros pra mostura (com uma colher de chá de sais de burton, que é uma mistura de sais destinada a endurecer a água); e
40 litros pra lavagem.

De levedura:
S-23 (seco)
Weihenstephan-34/70 (líquido propagado)

Curvas de temperatura de mostura:
Quando a água da mostura estava a 60ºC adicionei os maltes, e elevei a temperatura até 64º, temperatura em que repousei por 45 minutos. Em seguida subi de 64º pra 66ºC, descansando nesta por 35 minutos. De 66º subi pra 70º,e fiz o último repouso, agora de 40 minutos, após elevei até 78ºC e desliguei o fogo. Fiz a filtragem da mistura, lavei o bagaço, e levei, então, 63 litros de mosto para a fervura, que transcorreu vigorosamente por 80 minutos.
Ao final do resfriamento obtive 50 litros de mosto com 1056 de OG, os quais foram divididos em 3 baldes fermentadores, 2 deles com o S-23 e 1 com o W34-70.
Nos 7 primeiros dias de fermentação mantive a temperatura em 10ºC, e nos últimos 2 em 14ºC, totalizando 09 dias de fermentação. Em todos os três baldes obtive a mesma atenuação, finalizando com 1016 de FG, o que me deu 5,22% abv. Os primeiros 17 litros dela (degustados no curso do dia 17 e feitos com o S-23) maturei por 15 a 0º, enquanto o restante da leva maturou um pouco mais, por 23 dias, o que garantiu uma melhor clarificação (foto acima), sem, na minha opinião, alterações nos perfis de aroma e sabor.

Biblioteca de livros (1)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

8 Comentários

  1. Cara.. eu tomei uma Alpirsbacher Munich Dunkel q na verdade foi por ela q eu comecei a fazer cerveja (sou iniciante pra caramba ainda). Até agora só fiz ale.. mas to querendo mto faze uma munich dunkel… tbm provei a da Lund, quase goste bastante, mas a da alpirsbacher é foda… mas o estilo é mto bom, na minha opiniao. Eu tenho uma receita, em um livro, diferente da sua (sei q existem receitas diferentes pra um mesmo estilo). eu queria saber o q vc acha dessa receita, seguirei uma das duas ( a do livro ou a sua) pra fazer uma. A sua achei bem legal, mas quero fazer uns 25L. A receita q eu tenho é com base em um lote de 23L.. é o seguinte: bassagem de 1h a 65°C com 2kg de malte lager, 3Kg de malte munich, 0.2kg de biscuit, 0.1kg de malte chocolate, 0.08kg de carafa 2 special (14L de agua pra brassagem). Fervura de 1h15 com 23g de magnum aos 75min, 5g Hallertauer mitterfruh aos 5min, e 9g hallertauer mitterfruh ao delisgar. Levedura W34/70 da fermentis. Fermentação a 12º por 1 semana e maturação de 4 semanas a 3º …

    sinceramente to preferindo a sua por ja haver resultado, como o postado por vc. Mas o q vc acha dessa q eu passei?

    desculpa o incomodo e o longo “comentario”. valeu, e abraço

  2. Excelente, vou tentar reproduzir essa receita.

    Fiquei com duas duvidas em relação aos ingredientes:

    O malte Caramunich é do tipo I, II ou III?

    Tem diferença entre o Lúpulo hallertau tradition e somente hallertau.

    Obrigado!

  3. Opa blz? se eu fizer 5 litros a rampa de temperatura é a mesma que a de 50 litros, ou diminuí o tempo de cada rampa assim como a quantidade de malte?

  4. IBU ficou totalmente fora

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.