American Pale Ale: receita para fazer 20 litros de cerveja APA

American Pale Ale (ou APA para os mais íntimos) é um dos estilos mais buscados por iniciantes e é um sucesso por ser fácil de beber e ter personalidade marcante.

Antes de começar, confira o post com dicas gerais de como fazer um American Pale Ale.

Nesse post vamos focar exclusivamente na receita da APA.

Segue abaixo uma receita para 20 litros finais de uma American Pale Ale, considerando eficiência de 70% (faça ajustes para seu equipamento):

 

american pale ale

 

 

  • OG – 1054
  • FG – 1010
  • IBU – 40
  • ABV – 5.8%

Maltes

  • 4,5 Kg Malte Pale Ale (pode ser trocado por pilsen em caso de indisponibilidade)
  • 0,5 Kg Carared

Processo de Brassagem:

70 minutos a 66 graus (mash out opcional)

Fervura

Total de 90 minutos

25 g Columbus 60′

20g Cascade 10′

30g Columbus 0

Dry hopping

15g Cascade

15g Columbus

Você pode definir a quantidade de dry hopping de acordo com sua realidade, ou até mesmo pular esta etapa, tendo uma cerveja menos aromática.

Uma outra opção é utilizar outros lúpulos, desde que com perfil americano (Simcoe, Amarillo, Zythos, Citra, Centennial…).

Fermentação

1 pacote US-05

18 graus até atenuação máxima

Maturação

10 a 15 dias

Gostou da receita? Confira a nossa página com essa e outras receitas de cervejas artesanais.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

62 Comentários

    Sou novato e pretendo iniciar pelo BIAB. MAs minhas maiores duvidas estão no seguinte:
    Maturação pode ser temp. ambiente?
    Qual o esquema de carbonação?
    Obrigado

      Paulo, a carbonatarão pode ser feita de diversas formas, cada um faz de um jeito.

      Sobre a maturação, sempre abaixo de 10 graus.

      Como iniciante, recomendo a carbonatação natural na garrafa, fazendo o primming. Não precisa de nenhum equipamento além de açúcar, garrafas, tampas e a prensa para fechar as tampas nas garrafas.

    Olá!
    Somente 0,250 kg de malte por litro?

      Com essa quantidade, destes maltes, vc chega dentro da OG do estilo, mesmo que sua eficiência seja mais baixa (até 60%).
      Pode usar na boa, que não é pouco malte.

    Ops…
    Acho que bebi de mais…hehehehe

    Há algum substituto para o Carared?

    Se eu quisesse uma receita pra 40L, eu dobraria todos os ingredientes, incluindo o fermento?

      Cara to na mesma dúvida, dobrar ou não dobrar a levedura? Você conseguiu descobrir?

      Abraços.

        Pessoal, vale a pena ler a recomendação do fabricante do fermento sobre a quantidade de pacotes a inocular por volume.

        Faço somente receitas de 40 litros e dobro todos os ingredientes, inclusive leveduras.

    Olá pessoal.

    Essa receita vai utilizar qual quantidade de água?
    1- Na brassagem? 18 litros?
    2- No enxague? 20 litros?

    Obrigado.

      Sempre depende do processo e do equipamento, por isso não entra na receita. Mas é quantidade boa, sim

        Para 5Kg de Malte não deveríamos ao máximo ter 15L de água para a brassagem? Ou Nesta receita por conta do OG e FG podemos trabalhar com mais água.

        abraços

        Paul, cada um faz isso de um jeito. Eu usaria algo como 13 ou 14 litros e aumentaria a água de lavagem.

        Seguinte, são 18 litros para faze o mostro. Blza, coloquei para filtrar, depois vou lavar com mais 20 litros ou com mais 2 litros para completar os 20.

        pode ser idiota minha duvida mas nao entendi isso na receita.

        Fabrício, você sempre necessita de mais água porque o malte absorve uma boa quantia de água!

    Tomei um APA da @cervejariaperipecia, mineira localizada em Contagem na região metropolitana de Belo Horizonte.

    Sou novo no ramo e estou com uma dúvida esse lúpulo 30g Columbus 0, é no dry hopping?
    Obrigado

    Em relação a adição da lupulagem n entendi muito bem os tempos alguém pode me esclarecer por favor!!!

    Pessoal, vou fazer a minha primeira cerveja. Tenho um equipamento para 20 litros. Posso fazer a fermentação em temperatura ambiente? O que acontece se eu não fizer a maturação? Não disponho de uma geladeira com controle de temperatura. Valeu pela ajuda

      Bruno, se for fazer uma Ale pode fermentar a temperatura ambiente sim, desde que em algum lugar da casa mais fresquinho e que não passe dos 23ºgraus, não fazendo a maturação você não terá uma cerveja mais límpida, cristalina e com sabores ” arredondados ” , mas fique ciente que a temperatura da fermentação vai influenciar diretamente na atenuação, sedimentação e PRINCIPALMENTE para nós, caseiros, no gosto da cerveja. Eu aconselho comprar uma geladeira e um termostato tic 17, procura uma geladeira usada, vai encontrar coisa boa por uns R$ 250,00 mais uns R$ 100,00 do tic 17,00. Vale o investimento.

    Qual a temperatura da maturação que vc usou? Abaixo de 5 graus por 10 dias é o suficiente?

    Boa noite,
    Irei fazer amanhã essa APA, mas por falta de espaço, vou separar o mosto em dois fermentadores de 10L, minha duvida é, como faço a adição do fermento? Um pacote para cada fermentador? Abraço

      Eu faria um pacote para cada fermentador.

    olá! vou fazer uma segunda cerveja, e gostaria de saber se jogo as 25g de columbus depois faltando 60min para o termino, 20g de cascade faltando 10 min e desligo o fogo e jogo mais 30g de columbus??

    Olá

    Sou iniciante no universo cervejeiro e escolhi essa como minha segunda receita a fazer.

    Mas estou na dúvida sobre a fermentação. Nao entendi quantos dias eu deixo fermentando , o que seria deixar até a atenuação máxima ?

      Teria que fazer a medição da densidade e ter certeza que ela se estabilizou, por exemplo, de um dia para outro. Ajuda bastante se você tiver um refratômetro, pois com poucas amostras se faz a leitura

    olá, pretendo fazer minha primeira cerveja estou inclinado a seguir essa receita. Mas pintou uma dúvida.
    o dry hopping opcional, blz, mas os 30g de columbus a 0′ na fervura, não seria já uma forma de dry hopping?
    minha dúvida é. por essa receita eu optaria por esses 30g a 0′ ou realizo outra forma de dry hopping com os 15g columbus e 15g cascade? desde já obrigado!

    Fiz uma pale ale, agora ta na maturação, mas só tenho freezer pra fazer a maturacao e a temperatura minima dele é de 0°C e o indicado a maturar seria em 10°C
    isso pode ser um problema se continuar maturando a 0°C ?

      Oi gabriela, essa temperatura proxima de 0° é indicada nos 2 ultimos dias da maturação pra clarificar a cerveja. Honestamente não sei te dizer o que pode provocar fazer toda a maturação a essa temperatura, talvez alguem ms experiente possa falar melhor. Mas uma dica que te dou é comprar um termostato, e isso for possivel, é claro. Da pra encontrar em torno de 45 reais e vale mt a pena.

    Boa tarde , estou querendo fazer a minha primeira cerveja e escolhi a APA como minha primeira cerveja ,mas estou tendo duvidas quanto a quantidade de água q devo utilizar para a brassagem e na filtragem pois vo fazer 20 litros e não sei calcular a perda na fervura e na absorção do malte, E qual a temperatura pra a maturação .

    Boa tarde , estou querendo fazer a minha primeira cerveja e escolhi a APA como minha primeira cerveja ,mas estou tendo duvidas quanto a quantidade de água q devo utilizar para a brassagem e na filtragem pois vo fazer 20 litros e não sei calcular a perda na fervura e na absorção do malte ,

    Também tenho a mesma dúvida do Vinicius, com relação a quantidade de água a usar-se na brassagem e depois na recirculação.
    Se alguém pudesse explicar melhor como é a determinação da quantidade de água, quando acrescentar ou não, ficaríamos agradecidos!
    Obrigado

    vou fazer minha primeira cerveja gostaria q alguem me indicasse uma receita.
    tbm nao entendia quantidade de agua pra lavar os graos. na receita acima esta dizendo 20 litros para lavagem, nao é muito nao? obgdo

      A APA é muito fácil para iniciante, eu a recomendaria… Quanto a água, para 20 litros de cerveja, VC vai precisar de cerca de 35 litros de água+-…na brasagem, uns 15 lts, na lavagem e fervura mais uns 20, pois se perde bastante líquido no processo todo.

    Meus amigos! Adicionei uma pequena fração de Cara Aroma na receita, na mesma proporção do Cara Red… Baixei o IBU para 30 na proporção e (ignorei um pouco) tive uma produção que elevei o OG para 1065 e FG bateu em 1015, pois esperava produzir uma litragem maior, bem maior… Enfim, ficou um espetáculo!!! Muito obrigado por colocar esta receita nota 100 para ajudar os bocós como eu que fazem cerveja no fundo do quintal para satisfação pessoal!!!

    Olá!! Estou interessado em fazer minha primeira cerveja e estudando um pouco notei que uma APA é a mais indicada para o início. Mas eu não gostaria de gastar muito com equipamentos pois ainda estou inseguro com relação ao processo, queria fazer uma quantidade menor por exemplo 5L para teste.. Existe alguma site q me ensine a calcular as proporções da cerveja? Ou alguma fica de como utilizar equipamentos cotidianos… Desde já agradeço!

    Saudações!

    Estou entusiasmado em produzir cerveja artesanal. Pelo que vi a mais indicada é a pale ale.
    Tenho buscado entender o processo, e gostaria que me informassem quais os equipamentos necessários para uma produção de 20 litros assim como a receita com os “pulos do gato”.
    Grato pela atenção!

    Att

    Samuel Silva

    Que bosta de receita. Fiz duas vezes. E na primeira achei que eu havia errado na fervura ou resfriamento. Fiz a segunda e ficou muito amarga muito mesmo. Comprei o beersmith. Vi que a quantidade de Columbus é de 11g a 60′. Na receita acima manda colocar 20g a 60′. Nós que ficamos no prejuízo com esse tipo de irresponsabilidade….

      Oi, boa tarde, tudo bem com vc?

      Bem, esta receita é para atingir 40 IBUs. Se para vc isso é muito, busque cervejas menos amargas. Mas, com esta receita, é isso que você vai atingir, só colocar no BeerSmith e calcular.

      Aqui não tem ninguém irresponsável não, que fique bem claro!

      abraços e boas brassagens

        Oi Bernardo, como vai ?

        Cara não cheguei ainda a fazer a receita, mas estou montando o planejamento no BeerSmith, e achei algo estranho.
        A entrada do Columbus (Alpha 15,40) 25g a 60 minutos está adicionando 52,5 IBUs à receita… o que acaba por deixar a receita final perto dos 60.

        Imagino que eu esteja errando alguma coisa nas minhas configurações. Estou fazendo 20L.

        Saberia me informar o que pode ser ?

        Obrigado !

        Abraço,

        Oi, tudo bom?

        Aqui pra mim dá 41 IBUs a adição de 25g de lúpulo com 15.4% de a.a. Não sei o que está errado. Pode ser o volume, já que o batch size deve ser maior do que o volume final esperado. Ou seja, para fazer 20 litros vc tem que levar uns 22 litros para a fermentação. Enfim, pode ser isso, ou alguma outra configuração errada no programa.

        Fala Bernardo,

        Fiz alguns ajustes, no tamanho do batch como sugeriu, também na eficiência que eu estava considerando 65%. Cheguei a um número mais equilibrado no final.
        Vamos colocar a receita na prática, e depois volto com o resultado final.

        Abs,

    Por gentileza, pretendo dividir a receita de 20L em 2 de 10L automaticamente divido tudo por 2 correto, e os tempos especificados (etapas/processos) na receita também diminuem ?

    Em relação ao tempo de fermentação e maturação também diminui?

    Muito obrigado desde já.

    Galera bom dia!
    Sou principiante no mundo da cerveja artesanal, mas estou muito intusiasmado com a nova experiência, então fiz minha primeira cerveja que neste momento encontra-se maturando nas garrafas, mas errei bastante nesta primeira tentativa desta Pilsen, errei na quantidade da água de lavagem, portanto, os 40l desejados para o final, fiquei apenas com 22l no total. A pergunta é: Poderia ter acrescentado água Entre a fermentação e maturação?

      Arolmar, pelo resultado vc errou feio mesmo. Você deve focar na densidade após a brassagem que não pode estar acima da OG alvo e nem muito abaixo. Lembre-se que na fervura vc perderá volume por evaporação, portanto se sua densidade estiver acima do alvo poderá adicionar água neste momento, nunca na fermentação e ou maturação. Após o termino da fervura sua densidade deve ser a OG alvo ou muito próxima dela, não se preocupe com o volume. Se não conseguiu o volume com a OG estimada foi erro de processo (moagem dos grãos, conversão insuficiente, temperatura de brassagem, etc).

      Arolmar, você deve focar na densidade após a brassagem que não pode estar acima da OG alvo e nem muito abaixo. Lembre-se que na fervura vc perderá volume por evaporação, portanto se sua densidade estiver acima do alvo poderá adicionar água neste momento, nunca na fermentação e ou maturação. Após o termino da fervura sua densidade deve ser a OG alvo ou muito próxima dela, não se preocupe com o volume. Se não conseguiu o volume com a OG estimada foi erro de processo (moagem dos grãos, conversão insuficiente, temperatura de brassagem, etc).

    Fiz a receita e ficou tudo uma beleza! Vou repetir várias vezes.

    O dry hoping coloca quando e deixa o lúpulo na cerveja por quantos dias?

    Boa noite … Gostaria de saber para cada kilo de malte,quantos litros de água?

      Eu usei 20l na brassagem e 15 na lavagem.
      Segui a receita certinho, mas no DH adicionei flor de simcoe.
      Clarifiquei com gelatina.
      A cerveja ficou cítrica, como pede o estilo e ficou com um bom corpo, vou fazer mais vezes ela.

    Avatar

    Boa noite estou com uma duvida a respeito do tempo na adição dos lúpulos. 60′ a partir do início da fervura ou para o termino da fervura.Desde já agradeço

      Qual a duvida, vocês esqueceu de menciona-lá… Essa cerveja vc tem por obrigação fazer no mínimo duas adições de lúpulos, uma de amargor logo no início da fervura e outra no fim. Existem algumas outras técnicas de adição de lúpulos após a fervura do mosto.

    Boa tarde, como faço para diminuir o IBU?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.