Cervejas Caseiras Receitas

A Camarada – American Amber Ale com Capim Limão

Escrito por Carlos Lara

Esta receita de cerveja caseira foi elaborada pela Confraria do Marquês, formada por Mauro Nogueira, Tiago Dardeau e André Nader. Confira a receita para 60 litros finais:

 

A Camarada – American Amber Ale com Capim Limão
Brassagem
120 minutos a 65º

Maltes
15,00 kg Pilsen Belga
1,00 kg Melanoidina
0,86 kg Caraaroma
0,28 kg Caramelo Belga
0,10 kg Carafa III

Fervura
120 minutos

Lúpulo
185,00 gr Brewer’s Gold [a.a. 8,00 %] (40 min)

Tempero extra
50 gr de Capim Limão por 5 minutos no final da fervura

Densidade
1.055 original gravity
1.009 final gravity

Amargor
47,7 IBU

Álcool
5,7% ABV

 

 

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

11 Comentários

  • Bem interessante a receita.

    Fiz uma wit algum tempo atras e acho que ocupam limão poderia acrescentar um toque bem bacana. Mas queria tentar a adição um pouco mais cedo no processo. Estava pensando em usar um “punhado” sobre o fundo falso e usar pra auxiliar na filtragem. Acho q a baixa temperatura nesse processo poderia trazer uma presença maior do capim. Vocês acham que fazendo assim poderia trazer algum prejuízo? Será que a fervura pode acabar “matando” o capim limão?

    Abraço
    Renan

    • Renan, ao colocar o capim limão tão cedo, você acabará perdendo muito do seu gosto e cheiro. Isso porque os óleos essenciais do capim limão são voláteis, o que significa que se ferverem por muito tempo (mais de 5-10 minutos)vão sair junto com o vapor da fervura.

      A grosso modo, trate o capim limão como se fosse um lúpulo de aroma.

  • parabéns pelo site. muito bom. nas receitas não dizem a quantidade de água pra brassagem, nem lavagem. como sei a quantidade de água nas receitas ?

  • Boa tarde amigo,

    Estou pesquisando receitas com capim limão para a minha próxima brassagem e encontrar essa foi legal pra ter um norte sobre a quantidade. Obrigado.

    Só fiquei um pouco curioso pra saber sobre a questão da presença do capim limão nessa sua cerveja pronta? O capim limão ficou com presença somente no aroma oi no paladar também? Com qual intenintenside?

    Agradeço desde já a ajuda.
    Parabéns pelo excelente blog.

Comentar