Westvleteren XII

Qual é a cerveja mais rara do mundo?

Indo direto ao ponto, Westvleteren 12 (XII) é a cerveja mais rara do mundo.

Estragamos a surpresa? Deveríamos ter feito um suspense? Talvez pudéssemos ter feito você ler todo este artigo antes de revelar a cerveja. 

Mas a verdade é que não é mais tanto segredo que os fanáticos e críticos da cerveja consideram a Westvleteren 12 uma das cervejas mais raras e procuradas do mundo, e hoje falaremos um pouco mais sobre esse tipo de cerveja.

O que é a Westvleteren 12?

Feita em pequenas quantidades, esta cerveja Quadrupel belga tornou-se rara devido à escassez da sua produção.

Os monges preparam a “Westie 12”, como é carinhosamente conhecida, uma vez por semana como forma de ganhar dinheiro para o mosteiro onde é produzida — como explicamos em nosso post sobre cerevjas belgas.

Vendida apenas uma vez por mês, na porta do mosteiro ou em uma taverna do outro lado da rua. A Westie 12 saltou para o topo da lista de desejos de qualquer conhecedor de cerveja artesanal simplesmente por causa da longa lista de etapas e do toque de sorte que você precisaria para tentar um gole dessas garrafas sem marca.

Primeiro, você terá que ligar para uma linha direta para marcar uma visita apenas para comprar a cerveja. Depois disso, você (se não é um leitor do Homini Lúpulo diretamente da Bélgica) precisará comprar uma passagem de avião, voar para a Bélgica, alugar um carro, dirigir até uma pequena cidade e fazer fila em seu carro no portão da abadia na data escolhida para venda da cerveja.

Sim, é uma aventura e tanto e mesmo com disposição e dinheiro, poucas pessoas no mundo tiveram o prazer de provar esta cerveja . 

O que é considerado uma cerveja rara?

Garrafa da Westvleteren 12

O mundo da cerveja artesanal mudou drasticamente nos últimos 10 anos, especialmente no Brasil, um país cuja revolução da cerveja artesanal gerou uma cultura única que gosta de degustar, colecionar e até produzir sua própria cerveja.

Inclusive, algumas  “cervejas raras” tradicionais e difíceis de encontrar podem não ser mais consideradas raras. O próprio termo está evoluindo, frequentemente trocadas por palavras como “hypadas” (algo que está na moda — hype).

Então, estamos fazendo a pergunta errada? Talvez não devêssemos estar perguntando qual é a cerveja mais rara do mundo, mas o que realmente torna uma cerveja rara? O que faz uma cerveja ser “hype”? E qual é a diferença entre os dois?

Cerveja tradicionalmente rara é definida por três atributos diferentes:

  • Dificuldade de produção;
  • Quantidade produzida;
  • Disponibilidade.

Notou algo faltando? E quanto à qualidade? Veremos isso um pouco mais tarde.)

No caso da Westvleteren 12, os monges trapistas acertaram em dois pontos desses pré-requisitos. Produzem uma quantidade tão pequena que sua escassa disponibilidade a transformou em uma cerveja rara por natureza.

trappist monks westvleteren 12

A ideia de que algo é raro significa que é difícil de acontecer devido a uma produção limitada dele.

É essa raridade construtiva estruturada que acaba gerando demanda por ela. Westvleteren 12 ou qualquer uma dessas cervejas compõem a maior parte dessas baleias brancas porque elas são escassas. Eles literalmente criam uma demanda ilimitada apenas a partir de uma pegada de produção e distribuição tão pequena.

É aí que está o X da questão.

Uma cerveja como a Westie 12 sempre foi rara ou só se tornou rara quando as pessoas começaram a exigir? Aqui no Brasil as pessoas ficam animadas para experimentar cervejas como Delirium, Brew Dog ou Cerveja Deus, justamente por serem difíceis de encontrar ou até mesmo por serem cervejas caras. 

Esta cerveja é rara ou está simplesmente hypada?

Cada vez mais as cervejarias exploram esse molho secreto, tentar fazer uma cerveja considerada rara para aumentar vendas.

Uma indústria em constante mudança significa que nós, como consumidores, precisamos mudar nossas próprias percepções sobre o que torna uma cerveja rara. 

Talvez seja até melhor usar a palavra “hypada” para descrever cervejas exclusivas que as cervejarias lançam em pequenas quantidades, comparando o lançamento de uma cerveja com um novo lançamento de tênis. As cervejarias criam todo esse mistério e demanda em torno de um pequeno lançamento de produção que pode estar disponível apenas em uma determinada parte do país. 

Cervejarias como a Other Half, Hudson Valley Brewery ou Tree House Brewing Co. por natureza geram exagero porque elas lançam apenas um certo número de cervejas por ano em pequenos lotes que você tem que lutar para conseguir, exatamente como o lançamento de tênis exclusivos com edição limitada. 

“Se você não pegar a cerveja, nunca mais poderá experimentá-la”. 

Esse conceito também pode favorecer pequenas cervejarias que produzem cervejas com muita qualidade mas em uma menor escala. 

Cervejas raras (e exageradas) e como comprá-las

Esteja você procurando o fascínio da cerveja mais rara do mundo ou alguma das novas cervejas “hypadas”, nós reunimos uma lista de algumas para você experimentar/cobiçar:

1. Westvleteren 12 (XII)

Produção: The Brouwerij De Sint-Sixtusabdij – Vleteren, Bélgica

westvleteren 12

Essa é a mãe das cervejas raras e também inspiração para esse texto.

Se você precisar experimentar uma cerveja rara de sua lista de desejos, certamente é ela. Embora tenhamos tornado poético sua escassa disponibilidade, a cerveja em si também é poesia. 

Melhor dica para obtê-las: Uma viagem rica e inesquecível para a Bélgica.

2. Zwanze

Produção: Brasserie Cantillon – Anderlecht, Bélgica

cantillon zwanze 2019

Produzida pela primeira vez em 2008 pela Brasserie Cantillon na Bélgica, esta cerveja de edição limitada é uma das Lambics mais procuradas do mundo.

A cervejaria muda a receita todos os anos e lança a cerveja em um dia especial em quantidades limitadas em todo o mundo.

Conhecido como Zwanze Day, este lançamento especial anual ocorre no final de Setembro. 

3. Heady Topper

Produção: The Alchemist Beer – Stowe, VT

heady topper the alchemist

Ícone do mundo da cerveja artesanal, Heady Topper ocupa um lugar especial nesta lista. Hoje, é um pouco mais fácil encontrar Heady Topper, mas isso não tira o fato de que é uma versão muito boa de um Double IPA.

E há pessoas que a consideram uma das melhores Double IPAs do mundo, não podemos concordar nem discordar, afinal, é uma questão de gosto.

4. Julius

Produção: Tree House Brewing Co. – Charlton, MA

tree house hype julius

A cerveja Julius só está disponível para compra na cervejaria sediada em Massachusetts. Esta IPA tem um culto absoluto de seguidores.

Um fato curioso é que a cerveja possui nota 100 no renomado site Beer Advocate e ocupa um posto raro de cervejas com a nota máxima.

Você pode conferir a avaliação aqui.

6. OWK

Produção: Side Project Brewing – St. Louis, MO

side project owk rare beer

O fundador do Side Project, Cory King, criou esta cerveja para celebrar seu filho, Owen King.

A cerveja ficou por 15 meses em um barril de Bourbon Willett Family Estate de 15 anos antes de descansar sobre os favos de baunilha de Uganda. Esta pode ser uma cerveja única na vida.

E essa descrição diz muito sobre a cerveja.

7. Dark Lord

Produção: Three Floyds Brewing Co. – Munster, IN

three floyds dark lord

Lançada uma vez por ano durante um feriado especial que o Three Floyds apelidou de Dia do Lorde das Trevas. Essa Russian Imperial Stout de teor alcoólico de 15% com melaço e baunilha pode ser a definição exata de exclusividade.

Você precisará ir diretamente para a casa de Three Floyd em Munster, IN para pegar uma garrafa.

E ai, toparia essa viagem?

Bem, pode não ter uma procura alta mas com certeza uma cerveja produzida por você dentro da sua casa vai ser uma cerveja rara, essa é a maravilha da cultura de cervejas artesanais! 

Confira nosso blog post sobre como fazer cerveja em casa! 

👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.