Cerveja ácida italiana Dolii Raptorbach

Esta Belgian Strong Ale da Birrificio Montegiocco é uma cerveja complexa e especial. Esta garrafa chegou até minhas mãos por sugestão do Tiago Falcone, que está morando na Itália, e escolheu ela com uma cerveja que tinha de ser provada. Aproveitei a semana de férias para degustar tranquilamente a Dolii Raptorbach.

Para início de conversa, trata-se de uma cerveja envelhecida por três anós até chegar às prateleiras, produzida em 2008. 10 destes meses foram em barril. E, além de tudo, ela é ácida. Bastou abrir a garrafa para sentir um forte aroma que remete a vinho branco, com um agradável toque caramelado e acastanhado. O nariz também percebe levemente os 8,5% de álcool dela. A cor é muito bonita, rubi com tons ambar. Na boca, ela é leve e traz uma complexidade enorme de sabores, seguindo principalmente o aroma. Não se parece estar bebendo uma cerveja até sentir o retrogosto, pois fica no fim da garganta um toque de lúpulo que nos faz lembrar: é uma cerveja!

O estilo e a forma de produzir fazem dela uma cerveja sem precendentes ainda no Brasil, mostrando como a Itália está inovando e produzindo muitas cervejas da escola belga. Se os americanos optaram por seguir os rumos da cerveja extrema, os italianos se especializam em versões delicadas e complexas. Confiram abaixo mais detalhes do rótulo da Dolii RaptorBach

fotos e texto: Bernardo Couto

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Ela é considerada uma Biere de Garde??
    Gosto muito do estilo!

    bjinho,
    Ale
    @cervejaesmalte
    http://www.cervejaesmalte.com.br

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.