Anchor Steam Beer

California Common (ou Steam Beer): conheça o estilo de cerveja incomum!

A California Common (ou Steam Beer), é um dos poucos estilos nascidos originalmente nos Estados Unidos e foi produzida pela primeira vez na Califórnia durante a corrida do ouro (final do século 19). O estilo está muito ligado à costa Oeste (West Coast) e, em particular, a São Francisco.

Hoje, o termo Steam Beer é uma marca registrada e só pode ser utilizado pela Anchor Brewing em San Francisco, por isso em outros cantos você ouvirá falar do seu segundo nome — California Common.

Características do estilo

Em sua aparência, coloração âmbar para cobre suave. Límpida com espuma bege e boa formação e retenção. 

Em seu sabor é notável o caráter de malte moderadamente rico e um final seco. O malte apresenta claras características de tosta e caramelo, mas nunca é pesado no sabor ou no aroma. O amargor do lúpulo é bastante presente na característica dos típicos lúpulos americanos com caráter rústico, lenhoso, equilibrando a cerveja com sua intensidade moderada. Os lúpulos também ajudam a cerveja em seu final seco e fresco, com um amargor persistente e firme granulado no sabor.. 

A sensação na boca é média e ligeiramente cremosa. A carbonatação tende a ser maior do que a média das Ales americanas e embora a cerveja tenha alguns ésteres frutados leves e sutis da fermentação, não deve ser mais do que um traço.

A sua origem

Se nos últimos 50 anos a cerveja artesanal americana teve um padrinho, foi a Anchor Brewery. “Na minha opinião, é a primeira cerveja artesanal”, disse o americano Randy Mosher,  autor de grandes livros como Radical Brewing e Degustando Cervejas e um dos maiores especialistas em cerveja.

Em meados de 1800, especialmente após a descoberta do ouro, os americanos começaram a popular o território da Califórnia. A maioria era descendente do norte da Europa e, portanto, a cerveja era uma de suas bebidas preferidas. 

As cervejas lagers tiveram o seu boom no  século 19, quando os cervejeiros bávaros começaram a fazer experiências com leveduras de baixa fermentação e também fermentações mais frias. 

A necessidade de frio dificultou a obtenção de lagers na recém-colonizada West Coast porque, ao contrário do Leste, não havia fontes prontas de muito gelo para a fermentação. Além disso, a refrigeração mecânica não surgiria na indústria cervejeira americana até a década de 1870.

O que fazer quando os recém-chegados querem cerveja? Cervejarias rudimentares como a Anchor começaram a utilizar os ingredientes que podiam e a fabricar cervejas Ale com temperaturas de leveduras lager. Literalmente que se dane a química!

Os ingredientes serviram para preparar uma mistura. Cevada maltada ou trigo teriam sido os dois principais grãos tradicionais para cerveja, mas nenhum estava disponível, então foram utilizados grãos e cereais para geração de açúcares, convertidos em álcool posteriormente. Adicione mais açúcar, lúpulo, levedura para lager, e pronto: um novo estilo de cerveja

Existem diversas teorias a respeito do surgimento da cerveja, como a pressão das embalagens da cerveja, o resfriamento dos barris nos telhados de São Francisco ou até então a brisa do Pacífico que colidiu com a cerveja pré-fermentada e recém-fervida, lançando nuvens de vapor. A verdade é que dificilmente saberemos. 

A Anchor Steam seria somente uma curiosidade cervejeira em São Francisco sem sua distribuição e a onda de cerveja artesanal nos anos 80, que levaram o estilo cada vez mais longe.

Steam Beer ou California Common?

Produtores têm utilizado o nome California Common, ou somente Common para se referirem à releituras do estilo Steam Beer, e isso se explica pela propriedade de marca da cervejaria Anchor Brewery sobre o termo Steam Beer desde 1934.

Fato é que a própria cervejaria já processou um brewpub de Connecticut (EUA) por utilizar o termo Steam Beer (leia aqui).

Inclusive órgãos como a Brewers Association e BJCP utilizam Commom em vez de Steam em suas categorizações. Portanto já sabemos por onde ir, correto?

O BJCP utiliza a clássica  Anchor Steam para definir esse estilo, e isso o torna uma categoria difícil de se competir, já que os jurados geralmente se concentram em encontrar o que mais se parece com a Anchor Steam. Certamente, você pode simplesmente tentar clonar a Anchor Steam, mas isso deixa pouco espaço para a criatividade.

Espero que esse texto tenha ajudado você a entender mais sobre o estilo e também pesquisar, pois California Common não é um estilo tão falado quanto outros americanos por exemplo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.