Beber e Comer Harmonização

Receita de Mignon com Amêndoas, Funghi e Purê

Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Para esta receita a sugestão de harmonização são cervejas do estilo Brown Ale (confira as dicas).

Ingredientes:

-3 cubos de mignon com 70g./cada.
-40g de Funghi Porccini Secchi.
-40g de castanha ou amêndoas trituradas
-10ml de creme de leite.
-200g de batatas barôa.
-15g de manteiga.
-30g. de Gorgonzola.
-Tomilho.
-50g de Cenoura (mini cenouras)
-25g. de Alho poro em juliene (corte em tirinhas finas)
-50g. de farinha de trigo.
-30g de cebola.
-30ml de vinho branco seco.
-5ml de mel.

Modo de preparo:

*Proteína – Cubos de Mignon:
Hidratar o funghi em água morna por 20 minutos. Retirar da água e picar em pedacinhsos. Misturar com metade das castanhas raladas ou picadas grosseiramente e 5 ml de creme de leite,misture na mão até ganhar liga e arrume em cima de cada cubo de mignon formando uma capa somente de um lado. Reserve.

*Purê de baroa:
Cozinhar a baroa e passar na peneira. Coloque em uma frigideira quente o gorgonzola e deixe derreter e em seguida misture com a massa de baroa e dilua com 5 ml de creme de leite e misture até ficar homogêneo. Reserve.

*Molho rotie:

Pegue aparas de carne (pedaços que vc iria desprezar ou pequenos demais para fazer outra coisa) e passe em uma panela pré aquecida e deixe dourar formando um fundo na panela,em seguida adicione o tomilho, algumas fatias de cebola grosseiramente cortados, algumas tiras de cenoura comum, as amêndoas e a manteiga e deixe torrar sem queimar. Raspe bem o fundo da panela e em seguida adicione o vinho branco e assim que o álcool evaporar cubra com um pouco água e deixe reduzir em fogo baixo até a metade. Coe o molho e retorne ele a panela para reduzir mais um pouco e finalize com um fio de mel.

*Crocante de alho poró:

Cortar o talo de poro em juliene (tiras bem fininhas com uns 6 cm de comprimento), passar na farinha de trigo e fritar em imersão rapidamente para não escurecer. Esse será um “enfeite” crocante e comestível que vai por cima.

Vamos pra parte final:

Grelhar os cubos de mignon em uma frigideira de teflon a começar pela parte da crosta, quando a crosta estiver formada e compacta grelhe os outros lados e se quiser pode atingir o ponto de coacção no forno.

*Montagem:
Com uma colher, faça um monte de purê na lateral do prato e raspe a colher de cima para baixo fazendo uma virgula no prato e em cima dessa virgula disponha os cubos de mignon com a crosta para cima. Na parte de dentro coloque um monte de crocante de alho poró e em volta as cenouras puxadas na manteiga e finalize com o molho por cima da carne e passando pelo purê.

 

Chef Betinho Carvalho.

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e cervejeiro de buteco. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e tomando uma boa cerveja com o meu pai, e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

Comentar