Harmonizando Tiramissú com Porter

Confira a coluna desta semana de Andrea Calmon, sobre esta combinação de cerveja com sobremesa:

 

Primeiro post do ano, então em primeiro lugar desejo a todos um 2012 repleto de boas descobertas cervejeiras!!! Que venham novos cervejeiros caseiros, nano e micro cervejarias e outras referências importadas. Enfim, que a revolução cervejeira brasileira continue indo de vento em popa!!! No post natalino falamos sobre harmonizações variadas, incluindo as sobremesas, já que a abundância de opções gastronômicas e o dinheiro extra no bolso nos
permite ter em nossas mesas variadas opções de cervejas, mas decidi começar o ano indo mais a fundo nas harmonizações com sobremesas.

O ponto de partida foi o estilo Porter e Imperial Stouts, mas as Fruit Beers entram necessariamente no contexto. O motivo da escolha? Mostrar a todos o quanto essas cervejas são versáteis e como é simples harmonizar sobremesas com cervejas, na minha opinião, muito mais simples do que com entradas e pratos principais ou qualquer outra comidinha salgada. As sobremesas muitas vezes exigem mais esforço em sua elaboração, a qualidade dos ingredientes, a consistência, a quantidade exata que dá a liga, o ponto das coisas e ainda um fator que afeta mais a elaboração de uma sobremesa do que um prato principal, o equipamento que se usa, como a qualidade da sua batedeira, liquidificador, forno, etc. Felizmente podemos encontrar com facilidade uma gama enorme de tortas, bolos e docinhos em geral prontos em diversos endereços em qualquer cidade.

 

A sobremesa escolhida foi o tiramissú (veja como fazer) que é de origem italiana e leva em sua composição biscoitos tipo champagne embebidos em uma mistura de café extra forte com licor (existem várias opções, mas eu usei o de cacau, bom custo e fácil de encontrar), formando camadas que são intercaladas com um creme à base de ovos, açúcar, queijo tipo mascarpone e chantilly, e tudo coberto por uma camada de chocolate em pó. O que nos vem à cabeça?

 

Hum… café, chocolate, creme… As Portes e as Imperial Stouts são uma escolha certeira. Os maltes tostados nos remetem a chocolate e café, mas também há um certo amargor que dá equilíbrio ao conjunto. Basicamente a harmonização se dá por semelhança, embora o creme se contraponha ao amargor trazendo cremosidade e suavidade. E quem não gosta de um café com leite ou com creme? Combinação mais do que aprovada e que inclusive nos remete a bons momentos. As Imperial Stouts funcionam de maneira parecida, mas possuem um certo toque de licor que sofisticam a combinação.

 

As frutas também costumam fazer parte da composição de várias sobremesas. Os cremes a base de ovos e creme de leite também combinam muito bem com frutas, bem como chocolate e o toque de café não atrapalha!!! Então, um outro estilo que combina muito bem com esta sobremesa são as Fruit Beers. Na boca fez quase que o papel de uma calda, trazendo o sabor da fruta e acidez que faltava ao conjunto… sensacional! Esta combinação se dá por contraste e agrada a diferentes paladares ou até aos mesmos, mas trazendo uma experiência bem distinta da anterior. Um excelente primeiro fim de semana do ano a todos!!!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.