Harmonizando: Natal e bacalhau

Confira a coluna de Andrea Calmon com uma dica para este Natal:

 

O Natal se aproximando e todo mundo acaba entrando num ritmo mais acelerado, correria total, inclusive eu… degustações, eventos, comemorações… ah meu Deus!!! Mas em meio a todo esse caos, me deparo com uma outra situação: várias cervejas simplesmente sumiram do mercado, se esgotaram. A coisa foi generalizada!!! Bem, eu que pensava em fazer um prato
bem natalino, super elaborado e tal para apresentar a vocês com uma cerveja de Natal, não tive nem tempo de criar ou buscar receitas e cervejas que pudessem harmonizar. E muito menos de ir à caça das cervejas mais buscadas no mercado no momento.

Então pensei: vou apostar de bacalhau! Prato sempre presente nos Natais cariocas. E qual a cerveja que eu usaria para harmonizar? As opções que me vieram à cabeça ou estavam em falta ou muito distantes. E o trânsito não me animava. Foi quando olhei para o lado e vi as cervejas que na semana passada um amigo meu, Luiz Fernando Pizzani, cervejeiro caseiro de Curitiba, prestes a se mudar temporariamente para Chicago, para iniciar o curso do Instituto Siebel de Mestre Cervejeiro, me mandou via correio. Estavam lá todos os seis estilos de cervejas por ele apresentados no Festival de Cervejas de Blumenau, acontecido em novembro passado e eu ainda sem tempo pra provar. Aí não tive dúvidas, fui no certo. Lembram-se quando eu falei que o estilo Pilsen harmoniza com praticamente tudo? Que é quase um pão líquido, mas com carbonatação e bom amargor? Pois bem, fui direto na Bohemian Pilsner dele e acertei em cheio!!! A cerveja, apesar de caseira e de ter passado por uma viagem ainda estava excelente e além de harmonizar com o meu bacalhau gratinado (veja receita), facilitou a minha vida e me trouxe uma boa surpresa! Será que eu preciso explicar porque bacalhau harmoniza com cerveja Pilsen? Certamente que não, e também não preciso explicar porque servi a cerveja “Casa da Mãe Joana” no copo da Pilsner Urquell!!! E viva os cervejeiros artesanais brasileiros!!!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.