Beber e Comer Harmonização

Harmonização de Witbier: conheça a salada de frutos do mar

Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Quem nunca teve uma dúvida na hora de harmonizar suas cervejas, principalmente quando se trata de uma Witbier?

Por isso hoje resolvemos trazer aqui algumas informações para que você possa harmonizar suavemente sua Witiber com frutas do mar, então se prepare porque hoje o assunto é para quem gosta de peixe!

Harmonizando o estilo Witbier

O estilo Wit, também conhecido como “cerveja branca”, nasceu na Bélgica e leva em sua composição entre 30 e 60% de trigo e na grande maioria das vezes em seu estado natural, não malteado, sendo que o restante é de cevada maltada.

Embora historicamente tenha sido o primeiro estilo a receber a adição do lúpulo, o ingrediente que confere amargor à cerveja, ele não se destaca no estilo, dando espaço muito maior aos aromas e sabores conferidos à ela devido às sementes de coentro e às cascas de Curaçao, espécie de laranja.

Witbier com salada

A combinação de Witbiers com saladas é clássica, já que são cervejas leves e refrescantes. Suas características cítricas fazem com que ela se entenda bem com preparados à base de vinagretes, como limão, laranja e outros, típicos temperinhos para saladas.

Peixes e frutos do mar, na grande maioria das vezes, são muito bem acompanhados pelas “cervejas brancas”, uma vez que sua delicadeza não se sobrepõe a das carnes mais delicadas, porém não menos saborosas: camarão, lagosta, lula, caranguejo, linguado e outras e ainda dá uma “levantada” nos sabores!

Um estilo de cerveja marcante, porém extremamente delicado, como são também os frutos do mar utilizados na receita de “Salada de Frutos do Mar” na harmonização.

A lula, o camarão e o polvo têm texturas e tempos de cozimentos diferentes e por isso nós os preparamos separadamente para depois agregarmos todos numa salada leve, saudável e muito refrescante à base de limão, pimenta do reino, sal, azeite e folhas do coentro.

As sementes de coentro têm toque cítrico e por isso a cerveja vai tão bem com vinagretes.

A boa carbonatação das Wits deixa o paladar refrescante e “limpo” para a próxima abocanhada, podemos dizer que essa receita pode fazer facilmente parte de qualquer cardápio de verão.

Dizem por ai que ela tem o poder de dispensar a cerveja da dieta e fazer você perder a linha, por isso vamos trazer a receita aqui para você saborear essa excelente combinação.

Receita Sala de Frutos do Mar

Agora ensinaremos um pouco sobre os ingredientes e também o modo de preparo, portanto fique atento porque você está a poucos passos de uma receita incrível.

Ingredientes

  • 1 polvo inteiro limpo,
  • 6 lulas limpas cortadas em rodelas,
  • 300 gramas de camarões limpos sem cascas,
  • 1 cebola roxa cortada em rodelas bem finas,
  • ½ pimentão vermelho cortado em tirinhas bem finas,
  • ½ pimentão amarelo cortado em tirinhas bem fininhas,
  • 1 maço de coentro – as folhas,
  • Limão, sal, pimenta do reino e azeite.

Modo de Preparo

1. Tire a cabeça do polvo, coloque-o numa panela de pressão e cubra-o com água fria. Na água coloque 1 folha de louro, 1 raminho de alecrim, 1 dente de alho esmagado e a metade de uma cebola.  Quando a água estiver aquecida, tampe a panela e deixe por 15 minutos.

Após esse tempo, deixa a pressão da panela sair colocando a panela debaixo de água fria corrente. Depois abra a panela, corte os tentáculos do polvo em fatias largas desprezando a base. Reserve.

. . . 

2. Coloque as tirinhas das lulas numa panela e cubra com água fria, acrescentando 1 folha de louro. Aqueça a água e quando as tirinhas começarem a ficar esbranquiçadas já estarão quase no ponto, fique atento(a) porque se passar do ponto vira uma borracha!

O tempo de cozimento é de aproximadamente 6 a 7 minutos. Reserve.

. . . 

3. Coloque água numa panela com uma folha de louro dentro e quando a água já estiver bem aquecida acrescente os camarões. Eles começaram a ficar rosas, e aí fique atento(a), pois já é quase o momento de retirá-lo da água para não continuarem cozinhando. Reserve.

. . . 

4. Corte os pimentões em 4 partes no sentido longitudinal, depois divida cada parte ao meio, assim vc terá pedaços que ao serem cortados ficarão com tamanho uniforme. Corte-os em tirinhas finas e reserve.

. . .

5. Tire a casca da cebola, divida-a ao meio. Agora pegue cada uma das metades e vá fatiando em tiras finas. Se quiser amenizar o sabor da cebola, é só colocar as tiras por 1 minuto imersas em água bem quente, tirá-las imediatamente antes que percam a crocância.

. . . 

6. Depois que tudo já estiver bem frio, vá juntando todos os ingredientes. Vc logicamente poderá alterar as quantidades de cada um, dependendo do seu gosto pessoal. Esprema o limão, eu aconselho entre 1 e 2 limões, mas vá provando. Depois o sal e a pimenta do reino moída na hora, prove.

Agora acrescente o azeite e jogue a folhas de coentro a gosto sobre ela.  Misture bem, mas de maneira delicada. Leve para a geladeira coberta, deixe por umas duas horas, o gostinho vai ficar melhor. Agora é só servir a sua cerveja e a sua salada de frutos do mar, e se você preferir pode vir acompanhada de folha verdes.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e confira outras harmonizações em nossa categoria.

 

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

2 Comentários

Comentar