Harmonizando com o estilo Saison

Na coluna desta semana, Andrea Calmon sugere harmonização com cervejas do estilo Saison. Confira:

 

O estilo Saison é originário das fazendas da região sul da Bélgica, onde se fala francês e onde a cerveja era produzida para consumo próprio ou para venda.

 

Originalmente cada fazenda produzia sua própria Saison, elaboradas com maltes claros, e poderiam levar adição de condimentos e/ou ervas diversas. Algumas eram fermentadas em barris de madeira. Enfim, eram cervejas com personalidades distintas. Eram produzidas do final do inverno ao início da primavera, e tinham que durar até que chegasse o momento de nova produção. Por causa disso são cervejas refrescantes, porém com características mais
robustas, típicas de produtos de fazenda.

 

Hoje, o estilo se caracteriza pela coloração alaranjada, uma excelente formação de espuma. Nos aromas são bastante frutadas com moderados aromas de ervas e de lúpulos. Nos aromas e no sabor apresenta notas condimentadas bem combinadas com as frutadas, que tendem para o cítrico lembrando laranja e limão. Apresenta também certa acidez que não incomoda.

 

Não é um estilo de cerveja que encontramos em muitas variedades de rótulos aqui no Brasil, mas não tive decepção com nenhum dos rótulos que tive o privilégio de degustar. São cervejas com médio teor alcoólico, média carbonatação e complexas sem exageros. E por serem saborosas sem apresentarem nenhuma característica extrema, são fáceis de beber e de se
harmonizar.

 

Concordo com o mestre Garret Oliver, que diz que esta cerveja é tão versátil que chega quase a ser “promíscua” e em termos de harmonização combina com “quase” tudo. Ela levanta os sabores, as notas condimentadas, que remetem a pimenta do reino, parecem complementar quase tudo e os toques cítricos suaves realçam muitos sabores. Quer servir uma cerveja que possa combinar com diversos pratos? Opte pela Saison.

Dessa forma, tive certa liberdade na escolha do prato para harmonizar, então dei uma geral na minha geladeira e decidi fazer um filé de salmão cortado em filés bem finos para poder rechear com cottage e enrolar, mas você pode também optar pelo cream cheese que também vai ficar bom. Testei duas diferentes opções para complementar o prato, em ambos eu acrescentei um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora e em um deles espalhei alho poró cortado em fatias bem finas. No outro espalhei endro dill, uma erva bem aromática mas de toque suave. Enrolei os filés de salmão e grelhei os rolinhos de todos os lados. No meio eles ficam rosados e por fora ligeiramente dourados. Deitei os rolinhos sobre um purê de batatas baroas com toque de noz moscada… A harmonização ficou bem agradável, o alho poró e o endro foram bem ressaltados pela cerveja e o queijo cottage deu cremosidade. As duas versões foram muito bem, mas a com alho poró ficou mais saborosa.

 

Acho que a melhor idéia para harmonizar as Saisons é também optar por pratos com sabor, mais também sem características radicais ou pratos muito pesados. Faça o teste! Bom fim de semana a todos e cheers!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Se a intenção era gerar uma vontade incontrolável no leitor.. conseguiu!! ;- ) Vou arriscar a preparar…

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.