Beber e Comer Harmonização

Harmonização de Hamburguer com Schwarzbier e Dunkel

Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Andrea Calmon continua escrevendo sobre as lagers, mas agora sobre as escuras. Confira a dica de harmonização desta semana:

 

Ainda falando sobre as Lagers, partimos agora para as elaboradas com maltes escuros. As Dunkels são cervejas muito ricas em maltes, lembrando pão um pouco tostado. Apresentam toques de chocolate e nozes. Toffee e caramelo também podem ser encontrados. As Schwarzbier são mais moderadas em concentração de maltes e apresentam um aroma mais tostado lembrando café e pode apresentar toques de caramelo. Em ambas o amargor é baixo e a coloração varia do marrom ao marrom muito escuro, apresentando características adocicadas e a carbonatação vai de baixa a moderada.


A carne bovina tem textura ideal para estes estilos porque seu sabor nem se sobrepõe nem tampouco se esconde por traz da cerveja, mas sim se mescla a ela. Por serem cervejas de baixa carbonatação dei preferência a uma carne relativamente pouco gordurosa, alcatra. Vamos prepará-la em forma de hambúrguer e grelhar, cobrindo com queijo gouda.

A crosta que se cria em torno do hambúrguer grelhado funciona muito bem com o caráter tostado dos maltes, principalmente se a cerveja apresentar características de toffee caramelo em seu sabor. Embora se tratando de um prato relativamente simples, não abro mão das especiarias, que sempre transformam tudo em algo especial, por isso vamos temperar nosso hambúrguer com um toque de cominho e sementes de coentro amassadas, além dos tradicionais cebola, sal e pimenta, ovos e um pouquinho de farinha de rosca para dar a liga.

O queijo gouda derrete bem por cima da carne e dá ao hambúrguer seu toque levemente amendoado, que também vai de encontro ao sabores da cerveja.

A cerveja que escolhi para harmonizar foi a Falke Ouro Preto, uma Dunkel encorpada com presença do toffee caramelo e notas achocolatadas em seu retrogosto que complementam os sabores do prato. Ficou uma delícia. Confiram a receita e bom fim de semana a todos!

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

Comentar