
Harmonização de Barley Wine: veja como fazer o Crème Brulée
Harmonizar cerveja da maneira correta é maravilhoso, sabemos que existem diversos tipos de harmonização e uma bem conhecida entre consumidores é entre a cerveja e doce.
Por isso hoje vamos trazer uma harmonização um pouco diferente no blog, falando deEsta semana vamos harmonizar uma sobremesa tipicamente francesa, o Crème Brulée.
Portanto se você quer conhecer mais sobre ela e aprender como fazer a harmonização, continue conosco e se surpreenda com o resultado.
Harmonizando com Old Ale e Barley Wine
Os estilos de cerveja escolhidos para a harmonização são as Old Ales e as Barley Wines, ambas categorizadas na classe das Strong Ales. As Barley Wines possuem teores alcoólicos que variam entre 6 a 9% ABV e as Barley Wines entre 8 e 12% ABV, portanto bem apropriadas para encerrarem jantares harmonizados.
Vale lembrar que as cervejas mais complexas e mais alcoólicas devem ficar sempre para o final quando houver uma seqüência de cervejas a serem degustadas, embora alguns pratos mais rebuscados carregados de molhos mais densos, como alguns assados e cozidos a base de carnes mais gordurosas acompanhem muito bem estas cervejas.
Preferimos associá-las desta vez às sobremesas porque é comum ouvir de quem estuda mais sobre cerveja de que elas (sobremesas) são como licores, quando fazemos associação com os vinhos.
Os estilos apresentam certa complexidade e diferem entre si principalmente quanto à concentração de maltes. Ambas apresentam baixo amargor e as Barley Wines são mais maltadas do que as Old Ales, mas os dois estilos apresentam características de aromas e sabores que remetem a frutas secas, toffee caramelo, melaço, nozes e características que nos fazem lembrar vinho de porto e xerez.
Preparando o Crème Brulée
Todas essas características combinam muito bem com o Crème Brulée, que é uma sobremesa de certa forma suave e delicada nos sabores porque sua base é de ovos, leite e creme de leite, sabores de certa forma “neutros” e que aceitam facilmente a combinação com os sabores das cervejas em questão.
Os toques de baunilha da sobremesa são delicados, e interagem super bem com as características da cerveja.
Mas o que dá o toque especial e mais prazeroso da harmonização é aquele açúcar queimado com o maçarico sobre o creme que interage com os maltes ligeiramente tostados das cervejas. Sugestão mais do que saborosa, simples e sofisticada para um encerramento de noite.
Por isso se você chegou até aqui, está na hora de aprender como prepará-la.
Ingredientes
- 8 gemas
- 250 gramas de creme de leite
- 250 gramas de leite integral
- 75 gramas de açúcar
- 1 fava de baunilha (pode usar essência mas não é igual!)
- Cascas de laranja ou limão a gosto (não exagere!)
Modo de fazer
1. Abrir a fava da baunilha no sentido do comprimento e raspá-la. Colocar a pasta negra dentro do leite.
2. Numa panela ferver o leite, o creme de leite a fava de baunilha.
3. As gemas devem estar num bowl e você vai despejar aos poucos o conteúdo da panela no bowl, mas devagar e sempre mechendo para que o líquido quente não cozinhe as gemas e sim se incorpore a elas.
4. Despeje o conteúdo em potinhos de sobremesa e leve a geladeira por 2 a 3 horas.
5. Na hora de servir polvilhe um pouco de açúcar sobre os potinhos com a sobremesa e queime com o maçarico. Sirva imediatamente para curtir ainda o calorzinho do açúcar queimado da superfície com o creme gelado por baixo.
1 Comentário