harmonizar cerveja IPA

Harmonização com o estilo IPA: aprenda a fazer um frango tailandês!

Harmonizar cerveja é quase uma arte, sabemos que existem diversas maneiras de se fazer e com uma grande variação de aromas e sabores. Afinal, por onde começar?

Nosso objetivo hoje é falar um pouco mais sobre a harmonização das cervejas IPAs, queridinhas de muitos cervejeiros e que merecem uma atenção especial nesse assunto.

E para isso, vamos trazer um pouco de informações sobre o estilo e como harmonizar com um prato sensacional. Se você deseja aprender tudo isso e mais um pouco, fique conosco e e saia daqui um masterchef!

Um pouco sobre o estilo IPA

O estilo que surgiu na Inglaterra, recebeu dose extra de lúpulos, um conservante natural, para que suportasse a longa viagem para as Índias e poder chegar até os soldados das tropas inglesas de colonização.

Pois bem, ele foi consagrado e tem como característica marcante o forte amargor que é conferido pelo lúpulo.

O estilo IPA conquistou muita gente por aí em todo o mundo e os fans do estilo já até receberam um apelido, são os “lupulomaníacos”.

A releitura feita pela escola cervejeira americana deu origem ao subestilo conhecido como American IPA, e se diferencia das inglesas pela adição extra de lúpulos, principalmente os de origem americana, com traços marcantes cítricos, frutados e florais, tornando-se o estilo mais popular entre as microcervejarias americanas.

Aqui no Brasil temos algumas microcervejarias conhecidas por suas IPA’s carregadas de lúpulo, como:

  • Índica da Cervejaria Colorado
  • Roleta Russa Imperial IPA
  • Baden Baden Perigosa
  • Green Cow da Cervejaria Seasons

A ultima que foi eleita por Gordon Strong, o presidente do Programa de Certificação de Juízes de Cervejas (BJCP) e juiz de cervejas com o título de Grand Master Level V Beer Judge, como uma das três melhores cervejas degustadas por ele aqui no Brasil, no Festival de Cervejas de Blumenau.

Os louros são merecidos, a cerveja apresenta características cítricas e florais do lúpulo Centennial, o único utilizado na receita e fazem um bom contraste com o dulçor dos maltes. Deixam um fim de boca com amargor e ao mesmo tempo preenchida pelas características adocicadas e levemente caramelizadas dos quatro tipos de maltes presentes na cerveja.

Harmonizando cervejas IPAs

As IPA’s harmonizam bem com carnes vermelhas, e existem inúmeras possibilidades de se fazer isso mas queremos sempre inovar e aqui vamos falar de frango.

Curry Paste com capim limão

O curry ao estilo tailandês (em pasta) é um prato bem carregado na pimenta, mas que será controlada pela boa concentração de maltes da cerveja e também pela presença marcante do lúpulo que ajuda a limpar o palato amenizando a picância.

O capim limão, a estrela do prato, combina muito bem com as características cítricas da cerveja e os demais ingredientes, como o molho de peixe e a pasta de camarão. Já o açafrão da terra e o gengibre que tornam o prato bem exótico e interagem muito bem com as características florais da cerveja.

Ou seja, aqui estamos falando de uma boa pedida pro fim de semana.


Porções: Para 500 gramas de frango – Aproximadamente 2 pessoas

Ingredientes

Uma porção para 500g de frango e que serve aproximadamente 2 pessoas:

  • 500g de Peito de Frango em tirinhas
  • 4 a 5 Pimentas dedo de moça picadas
  • 5 folhas de capim limão
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de raiz de coentro picada
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 3 colheres de sopa de cebolinhas picadas
  • 1 colher de chá de pasta de camarão (encontrado em lojas especializadas em comidas orientais)
  • 1 colher de chá de açafrão da Terra
  • Óleo vegetal
  • 3 xícaras de caldo de frango
  • 2 colheres de sopa de molho de peixe (encontrado em lojas especializadas em comidas orientais)
  • 1 limão – raspas

Modo de Preparo

1. No processador coloque as pimentas, o capim limão, o gengibre, as raízes de coentro, o alho, as cebolinhas, a pasta de camarão, o açafrão da terra, as raspas de limão e umas três colheres de sopa do caldo de frango. Bata até fazer uma pasta. É o curry.

2. Aqueça o óleo na Wok ou frigideira por uns trinta segundos em fogo alto.

3. Acrescente a pasta de curry de deixe fritar por mais 30 segundos.

4. Acrescente as tirinhas de frango e mecha com uma espátula para que o curry se agregue bem ao frango.

5. Acrescente sal.

6. Deixe fritar um pouco e acrescente o caldo de frango e o molho de peixe, para fazer um pouco de caldo, mas coloque aos poucos e não precisa usar as 3 xícaras se quiser menos “aguado”.

7. Experimente para ver se o frango não está cru e sirva. Pode servir com arroz ou macarrão oriental de quiser.

Essa pode ser a pedida certa se você gosta de IPA e cozinhar. Mas temos uma notícia boa: existem muito mais de onde veio esse! É só conferir em nossa categoria outros tipos de harmonização e se esbaldar na cozinha.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.