Beber e Comer Harmonização

Gueuze Lambic: como harmonizar uma cerveja que demanda coragem

harmonizar lambic com ceviche
Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Para quem já experimentou bastante coisas em termos de cervejas, sabemos que existem muitos e muitos estilos com características e particularidades diferentes.

Você pode experimentar diversas delas e mesmo assim existe um estilo que irá te intrigar, assim como muitos amantes da cervejas: estamos falando das Lambic.

Se trata de um estilo não muito conhecido pelo grande público e que o seu preço de venda no Brasil é um pouco acima da faixa de ótimos rótulos.

Há a divisão entre as Fruits, Kriek, Framboise e Faro.

A cerveja Gueze Lambic

Ao ler a sessão do livro “A Mesa do Mestre Cervejeiro” sobre Lambics, é inevitável não criar uma certa curiosidade de experimentar a Geuze, uma cerveja diferente, feita de um blend de cervejas jovens e antigas desse estilo.

Normalmente a cerveja é armazenada entre 5 ou 6 meses e os açúcares fazem o seu papel na fermentação.

E embora as cervejas da família Lambic sejam hoje consumidas praticamente apenas por apreciadores de cervejas especiais e curiosos, e pouquíssimo conhecidas pelos consumidores em geral, elas são de extrema importância histórica.

Isso por que sua fermentação se dá pelas leveduras e bactérias selvagens do ambiente e assim eram todas as cervejas antes do homem entender e passar a manipular cepas de leveduras e selecioná-las para o uso em determinada cerveja para que pudessem obter os resultados desejados.

Harmonizando esse tipo de cerveja

As cervejas Lambics sempre causam controvérsias e só existem dois grupos, aqueles aficionados pelas características selvagens delas e outro grupo, que simplesmente as categorizam como intragáveis.

Seus aromas são agressivos, ácidos, terrosos, mofo, muitas vezes com notas animais, como couro e estrebaria.

Além de sua fermentação se dar por leveduras do ambiente, elas recebem adição de lúpulos já envelhecidos que pouco trazem o frescor dos aromas herbáceos e no sabor já quase não apresentam amargor, embora ainda funcionem como preservativo natural das cervejas.

Se as leveduras são do ambiente, então cada Lambic tem seu sabor característico e apresentam muita diversidade de aromas e sabores entre si. Algumas podem ter adição de frutas durante a fermentação.

Mas hoje vamos focar nas Gueuzes que por se tratar de uma cerveja com uma acidez elevada, sua harmonização não é tão simples, mas uma recomendada é a com ceviche — e falaremos sobre esse combo!

Harmonizando com ceviche

Cervejas Lambics não são tão comuns de se ver por ai, imagina encontrar uma harmonização correta para ela. Por isso é fundamental antes de se aventurar entender mais sobre as características dessa cerveja, porque fará mais sentido a opção do ceviche.

Para harmonizar a Gueuze nada melhor do que um prato ácido, lembrando que quando juntamos a acidez da cerveja à acidez do prato temos a sensação de acidez diminuída em nossa boca.

Também  pela leveza dos frutos do mar e peixes, porque embora sejam cervejas muito complexas em aromas e sabores são leves e geralmente com baixo teor alcoólico.

Os ceviches são pratos elaborados com peixes e/ou frutos do mar temperados com elementos ácidos, como limão e limão siciliano, também podendo haver a presença de laranja ou tangerina ou qualquer outra fruta ácida, o que nos faz lembrar das Fruit Lambics.

A inclusão de frutas como manga, abacate, maracujá, morangos, entre outras, pode enriquecer a combinação e o uso de ervas, pimentas aromáticas e outros temperos pode tornar tudo ainda mais surpreendente, pois aqui quase tudo é permitido.

Primeiras impressões da cerveja

cerveja Geuze Uma frase que resume muito bem é que definitivamente não é uma cerveja para qualquer um — lembrando que a cerveja experimentada na roda de amigos foi a Geuze Mariage Parfait.

Existem pessoas que podem falar que ela tem um cheiro de esgoto, pode ou até bicho morto e por isso nem todos se arriscaram a experimentar.

Em um primeiro contato sua acidez é muito forte e o aroma apresentado pode confundir, muito devido a fermentação selvagem e o tom de cítrico e ácido da cerveja.

Até para amantes da cerveja mais experientes, é um sabor muito inusitado que deve levar um tempo e muita insistência para gostar dela, porque ela leva muita criatividade e persistência para ser apreciada.

A cerveja indicada para o prato é a Lindemans Gueuze Lambic, e indicamos três diferentes ceviches para testar: salmão fresco, salmão defumado e ceviche namorado.

Devemos falar que os resultados são totalmente diferentes, mas agradáveis. Você pode esperar um jantar leve e muito refrescante com essa combinação, por isso citaremos aqui os ingredientes de cada um deles.

ceviche

Receita ceviche de salmão

  • 150g de salmão fresco em cubinhos pequenos
  • 1 colher de chá de pimenta dedo de moça picadinha
  • 2 colheres de chá de gengibre ralado
  • 1 xícara de chá de manga cortada em cubos
  • Limão, sal, azeite, cebolinha e pimenta do reino a gosto

Ceviche de salmão defumado (use os carpaccios prontos)

  • 1 unidade de carpaccio de salmão defumado comprado em supermercado ou similar
  • Limão
  • Suco de duas laranjas,
  • Pimenta dedo de moça,
  • Cebola roxa

Ceviche de namorado

  • 150g de namorado cortado em pedaços pequenos,
  • 1 colher de chá de pimenta dedo de moça
  • ½ mação picada em cubinhos
  • Limão
  • Salsinha
  • Manga
  • Alho poro ou aipo
  • Azeite

Como fazer o ceviche

Apesar de estarmos falando de três receitas diferentes, o modo de preparo é bastante similar, variando somente alguns pontos como por exemplo o peixe utilizado ou alguns acompanhamentos que precisam de um modo de preparo em especial.

Mas falaremos de uma maneira que será possível preparar as três opções.

1. Limpe e lave o peixe, caso seja salmão, coloque em um papel para absorver.

2. Corte o peixe em cubos de 2cm ou tira, depende de como você prefere, e deixe-o separado em um recipiente de vidro.

3. Tempere com suco de limão, sal, cebola, azeite e pimenta. Misture e deixe marinar na geladeira por 30 minutos.

4. Retire e adicione o complemento do tempero, que varia de acordo com a receita, podendo ser gengibre, manga, maçã, abacate ou batata chips.

Após isso o seu ceviche está pronto, basta comer e beber com uma saborosa Lambic.

Também gostaria de convidar você, querido(a) leitor(a) à conferir em nossa categoria as inúmeras possibilidades de harmonização para cervejas.

Saúde e bom apetite!

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

Comentar