churrasco e cerveja

Cerveja e churrasco: como fazer a combinação perfeita?

O amor nacional por cerveja e churrasco é algo declarado, principalmente no fim de semana. Fica claro no ato de preparar a carne e distribuir a cerveja que a busca do churrasco perfeito se torna quase parte da cultura dos brasileiros.

Mas tem uma coisa que sempre se busca em um churrasco: a combinação perfeita entre a carne e sua cerveja. Daí nascem perguntas como: Que tipo de carne combina com uma Pilsen? Quantas quantidades de grama por litro?

Todos que gostam de uma boa cerveja querem achar o tom certo entre os dois elementos do churrasco fazer a harmonização perfeita e por isso estamos aqui para ajudar, aqui você poderá conferir como achar a combinação perfeita.

Continue então com a leitura e não deixe de conferir.

Harmonia entre carnes e cervejas

Para o bom churrasqueiro, é sempre necessário testar as possibilidades de carne e cerveja, buscando criar um bom gosto.

A combinação deve limpar o paladar para a próxima porção, valorizar as características individuais dos dois ou criar um gosto em comum, um terceiro sabor.

Cervejas com mais lúpulo como as IPAs podem acompanhar carnes mais gordurosas como o Cupim. O lúpulo age sob a gordura e limpa seu paladar para a próxima porção.

Também pode buscar a harmonia pelo contraste, combinando uma bebida adocicada como a Bock, com uma carne mais salgada, indo de Coxão Mole ou Contra Filé.

Mas caso queira apenas beliscar a carne e aproveitar mais sua cerveja, a leve Pilsen pode ser aproveitada por mais tempo e em maior quantidade.

Buscando criar a harmonia entre cerveja e churrasco: Quantidade

No churrasco de casa, a pessoa costuma preparar a carne na churrasqueira em torno de 3h, do início das preparações até o final da festa.

Nesse tempo, a média de carne consumida costuma ficar entre 400g por pessoa e para atender a esse consumo, a média de cerveja costuma ficar entre 4-5 latas ou 5 long necks.

Cada um possui sua própria quantidade para consumir e ela pode subir assim que a de carne sobe também.

No entanto, há a diferença entre os tipos de carne e o seu consumo por pessoa, no seguinte cálculo médio:

  • Linguiça em torno de 50g por pessoa;
  • Carne branca e vermelha sem osso em torno de 450g por pessoa;
  • E para encerrar, Carne branca e vermelha com osso em torno de 585g por pessoa.

Dicas de harmonização para cervejas artesanais

Conforme expanda seus ingredientes, maior serão as combinações. Buscar o contraste ou a afinidade entre os dois elementos de um churrasco podem contribuir para aproveitar melhor o seu dia.

Nisso, alguns podem pensar em bebidas mais sofisticadas para buscar essas duas combinações, querendo assim acentuar seu paladar. Abaixo algumas dicas para estilos mais sofisticados.

  • Porter, cremoso e encorpado, para carnes mais fortes;
  • Rauchbier, um malte defumado, para carnes mais leves;
  • Dubbel, intenso, para uma grande intensidade de gordura;
  • Altbier, suave com estilo, para aquele frango na brasa;
  • American Pale Ale, cítrico e floral, para aquele bife grelhado;
  • American Brown Ale, com notas de caramelo e chocolate, para a popular picanha.

Há mais estilos de cerveja sofisticados, com esses apenas como exemplos populares. Dentro disso, você pode buscar a combinação que mais lhe agrade.

Claro que para o público popular brasileiro, diferentes combinações podem surgir, vindo de cervejas artesanais com outros tipos de preparação na grelha. Você pode testar outras que não tenham sido aqui citadas ou variar entre as que já foram faladas, querendo criar algo novo.

A cerveja e churrasco são elementos especiais num festejo em casa, por isso escolha bem a sua combinação e aproveite de forma perfeita o momento.

*Texto escrito pelo blog Tudo Sobre Churrasco

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.