Beber e Comer

Harmonização de Cervejas: o GUIA completo

harmonização de cervejas
Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Você já ouviu falar em harmonização de cervejas? O processo de harmonização consiste em unir cervejas e alimentos que não sobreponham suas características ligadas ao paladar um sobre o outro.

A ideia é harmonizar a bebida com alimentos de forma a conservar o sabor de cada um para que não se perca as características principais de ambos.

Quem busca pela harmonização de cervejas não pode, por exemplo, degustar uma cerveja de trigo em um churrasco, já que esse tipo de cerveja possui um sabor mais leve e combina mais com alimentos sem muito tempero.

Para fazer uma boa harmonização de cervejas, é preciso levar alguns fatores em consideração, como:

  • Amargor da cerveja e nível de picância de um alimento;
  • Coloração da cerveja com a coloração do alimento, que deve ser semelhante;
  • Sabores que criam contrastes entre si, como o sabor amargo e o doce, o picante e o refrescante, o ácido e neutro, etc;

Você gostaria de saber melhor como é feita a harmonização de cervejas e quais tipos combinam com quais alimentos? Acompanhe a gente e continue lendo abaixo!

Harmonizando com cerveja Pilsen

Assim como as cervejas de trigo, a cerveja Pilsen requer pratos leves, com alimentos não muito fortes.

Alimentos muito temperados e com sabor forte podem quebrar o sabor da cerveja Pilsen.  Alimentos como pasteis, aperitivos não gordurosos como queijo, azeitona e mandioca são boas pedidas.

Outros petiscos como oleaginosas, como nozes, castanha, castanha do Pará, amêndoas e amendoim também combinam muito com a cerveja Pilsen. Alguns frutos do mar como camarão, lagosta e peixes também combinam com esse tipo de cerveja, mas é bom sempre atentar ao modo de produção, já que alimentos muito fortes poderão quebrar o sabor da Pilsen.

Harmonizando com IPA

As cervejas Indian Pale Ale são bem mais amargas do que a American Pale Ale, devido à quantidade alta de lúpulo presente em sua composição.

Por isso, elas combinam mais com alimentos mais temperados e gordurosos. Uma boa pedida para acompanhar um churrasco é uma IPA.

Carnes como bisteca, costelinha suína e bovina, alcatra, linguiça e outras carnes mais gordurosas são excelentes para acompanhar a IPA.

Outros alimentos que também são responsáveis pela harmonização de cervejas IPA são pizzas com recheios mais gordurosos, nachos, pimentões recheados e salmão.

Harmonizando com Weiss – Cerveja de trigo

A harmonização de cervejas de trigo é um pouco mais complexa, já que existem tipos variados que podem variar com diferentes alimentos. Elas podem combinar desde comida mexicana bem apimentada até saladas leves e comidas de boteco.

Nachos, taco e chilli são alimentos típicos mexicanos que combinam com a Weiss. Algumas saladas temperadas ou não também são boas pedidas para a cerveja de trigo.

Já as comidas de boteco se resumem a porções de quibes, pasteis, queijo, salame, azeitona, mandioca frita e até mesmo salsicha. O importante é que os alimentos não contenham temperos muito fortes que possam quebrar a harmonização do trigo.

Harmonizando com American Pale Ale

A harmonização de cervejas do tipo American Pale Ale também é versátil. Esse tipo de cerveja, que possui um teor de amargor mais alto, combina com diferentes tipos de alimentos.

Frutas como abacate combinam com a APA quando usadas em pratos como guacamole ou em saladas. Amêndoas, amendoim e castanhas também são aperitivos que combinam.

Carne com chilli, taco e burritos também são boas pedidas para a APA, assim como pratos que combinam com a Weiss. Ela combina com vários tipos de carnes, que variam de frutos do mar a frango assado, hambúrguer e frituras.

Pimentão recheado, pizza de calabresa e bolo de carne também são ótimos alimentos para trabalhar a harmonização de cervejas como a American Pale Ale. Como você viu, no geral são alimentos mais fortes e temperados.

Harmonizando com Malzbier

E falando em harmonização de cervejas, não poderíamos deixar a Malzbier de fora, que combina bastante com alimentos doces.

Sobremesas como Appfeltrudel, cheesecake, chocolates, pizzas doces e sorvetes são ótimas para combinar com a Malzbier.

Outras sobremesas que também trabalham essa harmonização são tortas de frutas, em especial de frutas vermelhas, morango e maçã. A cerveja é levemente adocicada e possui aroma característico de caramelo em sua composição.

Harmonizando com Amber Lager

A Amber Lager é uma cerveja que tem sua cor bem variada, bem como os tipos de malte e lúpulo, podendo ser mais ou menos amargas. Uma das marcas mais conhecidas no Brasil é a Heineken.

A harmonização de cervejas do tipo Amber Lager é bem versátil. Ela combina com pratos e petiscos bastante variados.

Os principais pratos que combinam com essa cerveja são:

  • Frango assado, frito ou grelhado;
  • Carne branca, como peru, peixe e frango;
  • Carnes pouco gordurosas e vermelhas, como churrasco;
  • Siri;
  • Salpicão;

Já os petiscos que mais combinam com a Amber Lager são:

  • Amendoim;
  • Castanhas;
  • Amêndoas;
  • Batata frita;
  • Mandioca frita;
  • Linguiça;
  • Calabresa;
  • Pizza;
  • Hambúrguer;
  • Castanha de caju;
  • Nozes;

Harmonizando com cerveja Porter

A harmonização de cervejas mais escuras, como a Porter e Stout, é também bastante versátil. Ela combina com doces, carnes e petiscos.

Carnes não tostadas, mas bem passadas, são ótimas para combinar com a Porter, principalmente quando regadas ao molho barbacue ou quando são mais apimentadas.

Alguns tipos de queijo também combinam bastante com essa cerveja, principalmente o gorgonzola, o gouda e o parmesão, que são queijos com sabores bem mais fortes e acentuados.

Sobremesas também são bem vindas, como mousse de chocolate ou de frutas mais fortes, como maracujá, bolos e tortas de chocolate. Em geral, doces mais fortes e preparados com chocolate combinam melhor com a Porter.

Já se você preferir doces preparados com frutas, o pedido é ideal são tortas preparadas com frutas vermelhas, tortas de framboesa, amora e morango.

Você pode ter basicamente uma refeição completa para acompanhar uma cerveja Porter, lembrando também que a harmonização de cervejas desse estilo pode ser feita de acordo com o contraste de sabores, como o doce com o amargo, ou mesmo através da semelhança entre um tipo de cerveja e um prato, com por exemplo cervejas com fortes traços de cacau que combinariam com doces preparados com chocolate.

Esses são os alimentos indicados para os principais tipos de cerveja mas, obviamente, a escolha do alimento em si depende muito do gosto de cada pessoa.

Escolha bem o seu tipo de cerveja favorito e aproveite sua degustação!

Compartilhe esse post e prepare uma rodada de cervejas artesanais com seus amigos!

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e cervejeiro de buteco. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e tomando uma boa cerveja com o meu pai, e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

8 Comentários

Comentar