
Westvleteren 12: conheça a lendária cerveja belga
Quem se inicia no mundo das cervejas especiais e começa a conhecer mais suas histórias e os estilos fatalmente um dia perguntará: e qual é a cerveja mais rara do mundo? E a mais gostosa?
Na busca por estas respostas você certamente esbarrará em um nome: Westvleteren 12.
Trata-se de uma cerveja belga, de origem trapista, que ao lado de suas irmãs Westvleteren 8 e Westvleteren Blond, são consideradas mitos do mundo cervejeiro.
A jornada para comprar
A Westvleteren é fabricada em um mosteiro da ordem trapista, uma congregação religiosa católica formalmente conhecida como Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância.
Apesar de existirem mais de 170 mosteiros desta ordem pelo mundo, apenas sete possuem a “licença” para utilização do selo de autenticidade trapista: seis na Bélgica (Westvleteren, Westmalle, Chimay, Orval, Rochefort e Achel) e um na Holanda (La Trappe).
Ela é produzida desde 1838 apenas na abadia de St. Sixtus, no município de Vleteren, região de West Flanders, Bélgica. Dos 30 monges que cuidam do local, menos de 10 se envolvem na produção da cerveja, que é vendida em quantidade suficiente apenas para garantir o funcionamento do local e para realizar algumas obras de caridade.
Como a sua venda não tem fins lucrativos, não existe escala de produção e nem distribuição: quem quer essa cerveja precisa se deslocar de carro até lá, com dia e hora marcados.
E apenas pessoas físicas podem comprá-la, em uma quantidade máxima de 24 garrafas por pessoa.
E quanto se paga por isso?
Saindo direto da fonte cada garrafa de Westy 12 custa $1,60 euro — algo em torno de R$ 7 reais. Apesar da missão de comprá-la ser bastante árdua até mesmo para quem vai passear na Bélgica (muita gente não consegue pela dificuldade de agendamento e acesso ao local) não é completamente impossível encontrar as Westies por aí.
Devido a sua fama, um ou outro local especializado em cervejas consegue umas de vez em quando, obviamente em pouca quantidade.
Também, alguns aficionados costumam oferecê-las no Ebay e Mercado Livre. Mas prepare o bolso se quiser deliciar uma: nos poucos locais onde são encontradas ela costumam sair algo entre 100 a 150 reais.
É a melhor?
Como qualquer alimento ou bebida, é subjetivo demais dizer que isso ou aquilo é o melhor do mundo.
Existem milhares de cervejas do mundo de todas as qualidades e tipos, e o gosto de cada pessoa é algo muito particular.
De qualquer maneira, pegando como referência dois dos mais respeitados sites de avaliação de cervejas no mundo, o Rate Beer e Beer Advocate, a Westvleteren 12 ocupa a primeira e segunda colocações, respectivamente.
A Westy 8 também figura na lista, na variando entre as posições entre 10 – 20
No final das contas, toda a história, tradição e mítica que envolve a Westvleteren—- que vai desde a sua singela garrafa sem qualquer rótulo até a grande dificuldade de aquisição — se unem ao seu sabor considerado inigualável para credenciá-la como uma das melhores e mais respeitadas cervejas de todos tempos.
Se é a primeira da sua lista ou não, só experimentando para dizer.
Fiquei abaixo com um review feito pelo Mestre Cervejeiro:
12 de dezembro de 2011 às 12:19
Realmente, considero a West 12 ESPETACULAR!!! É a melhor cerveja que experimentei até hoje, e minha lista já é bem grande.
Sobre o fato de ter que agendar visita para comprar e ter que comprar uma caixa com 24, isso não é regra! Quem quiser, pode ir até a lojinha da abadia e comprar kits com West 12 + taça, kits com duas West 12 e kits com as três cervejas Westvleteren. Meu primo acabou de voltar de viagem, passou por lá e trouxe alguns desses kits (tem um limite tb pra comprar os kits, mas acho que são 2 kits de cada por pessoa ou algo assim).
12 de dezembro de 2011 às 12:20
Ah! E não precisa de agendamento pra comprar os kits! É chegar lá e levar!
12 de dezembro de 2011 às 15:38
Parabéns pelo texto, Felipão!
A Westvleteren 12 é um verdadeiro MITO!!!
E o seu texto, muito esclarecedor, só nos dá ainda mais vontade de visitar o Mosteiro Saint Sixtus, na Bélgica (http://www.sintsixtus.be/) para podermos comprovar tudo isso…
VALEU!!!
BK.
12 de dezembro de 2011 às 16:13
Parabéns Felipe pelo texto;
eu que gosto de uma boa cerveja, mas o pouco que aprendi sobre foi em rodas de amigos, para provar algumas especiarias, fiquei curioso pra provar o sabor dessa mitológica cerveja,
Muito obrigado pela dica.
Abraço
Daniel
12 de dezembro de 2011 às 16:41
Excelente texto Felipe!
Eu, como um degustador nato de boas cervejas, fiquei muito curioso em saber o quanto a Westvleteren 12 é saborosa. A mística e a cultura que envolvem tal cerveja é sensacional.. Só nos resta agora, visitar o Mosteiro Saint Sixtus, na Bélgica ou ser agraciado por alguém que a tenha.. Abração e obrigado pela aula!
Abraços!
PhLo
12 de dezembro de 2011 às 16:41
Grande trabalho de pesquisa. Quero conhecer melhor essa iguaria do mundo das cervejas. Parabens Felipe.
12 de dezembro de 2011 às 16:43
Fala Hell!!!
Doido demais seu texto!!!tomara que voce ganhe!!!um grande abraço!!!
12 de dezembro de 2011 às 17:04
Grande Felipe, ótimo texto! Fiquei com água na boca de vontade de experimentar pra dizer hehe parabéns!
12 de dezembro de 2011 às 17:31
Parabés Felipe pelo texto..
A cerveja é sempre um ótimo assunto!!!!
13 de dezembro de 2011 às 9:02
Felipe, parabéns pelo texto meu caro. Boa cerveja é obsessão na minha vida e na de vários de nossos colegas. Só olhar os comentários ai de cima.
13 de dezembro de 2011 às 10:38
Quero um gole da que você vai ganhar com este belo texto. Parabéns. abraço.
13 de dezembro de 2011 às 21:31
Parabéns Felipão!!!! Estou achando que tu já é professor de cervejas especiais!!! Pode montar um curso para os amigos!!! Ótimo texto e deixou todos curiosíssimos por experimentar essa cerveja!!! Abraços
13 de dezembro de 2011 às 22:17
Belo texto… Esse conhece… E merece o prêmio !!! Gostar de cerveja é uma arte…
15 de dezembro de 2011 às 17:26
Parabéns pelo post, excepcional e muito interessante!!
Tenho um blog voltado para as coisas boas da vida, como cervejas, vinhos, futebol, viagens dentre outras coisas e prazeres da vida!! Será que posso publicar esse post??
Abraços
Fabio Almeida
16 de dezembro de 2011 às 12:15
Fábio, pode publicar, mas coloque os créditos para o mim e meu blog, pode ser? O endereço é http://papodecerveja.wordpress.com. Estou finalizando os detalhes para divulgá-lo na semana que vem, mas pode linkar a ele. E depois me manda o link do seu. Abraço e obrigado pelo apoio
15 de dezembro de 2011 às 17:33
Show de bola. Quando for experimentar uma dessas, me chame! Abraço!
16 de dezembro de 2011 às 10:23
Se é a melhor, não me atrevo a opinar. Mas que toda a mística em torno da Abadia de Sint-Sixtus e o ritual para chegar até o In de Vrede para tomar uma Wesvleteren é sensacional, isto é… Testado e comprovado!!!
16 de dezembro de 2011 às 12:17
Muito obrigado a todos pelos comentários e pelo apoio! 🙂
16 de dezembro de 2011 às 18:47
Bela matéria!
21 de dezembro de 2011 às 15:18
Excelente matéria! Meu marido que ama cervejas como esta já esta doido para exeperimenta-lá!
21 de dezembro de 2011 às 17:09
Opa, temos ajuda internacional aqui. Obrigado Jana, minha eterna irmãzinha! Manda um abraço pro David
21 de dezembro de 2011 às 16:53
Grande Mestre!!!!! Texto nota 10!!!! Assunto nota 1.000!!!! Seu blog tb tá legal pacas!!!! Sobre a Westvleteren eu tive o privilégio de experimentá-la em Monte Verde, há uns 5 anos atrás, e realmente foi um dos líquidos mais abençoados que já sorvi em minha vida!!! Espetacular, sem comparação, excepcional!!! Parabéns por tudo, e precisamos combinar urgentemente um dia para estudarmos profundamente esse assunto juntos!!!!
Um grande abraço e boa sorte!!!!
21 de dezembro de 2011 às 16:55
Ah, já ia me esquecendo, foi uma baita emoção ver o “The Choppinho” no seu blog!!!! Nostalgia que só trará bons fluidos!!! Grande abraço!!!
21 de dezembro de 2011 às 17:10
Haha, gostou do Choppinho? Ninguem tinha o desenho, então eu mesmo fiz a mão e retoquei no photoshop. Está longe da arte original, mas ficou bacana!!! Valeu pela ajuda
27 de janeiro de 2012 às 9:51
Bom dia, si alguém esta interessado, vendo Westvleteren 8° por 65R$.
Na compra de 6 garrafas vc ganha uma taça.
23 de novembro de 2012 às 18:12
Qual seu contato?
20 de dezembro de 2014 às 22:30
Excelente…somos degustadores de cervejas especiais e fabricamos tbem para consumo proprio. Meu filho foi a sao paulo pela empresa e ganhou uma 12 dessas….falou um pouco dela, mas nao pensei q fosse tudo isso. No ano q vem eles vao para o tour e devem trazer alguns kits…mto interessante realmente….parabens !!!!!
moser