Degustação

Shipyard Nightwind: a cerveja que homenageia um patriota americano

Escrito por Lucas Magá
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

A cervejaria Shipyard Brewing está localizada em Portland nos Estado Unidos e foi fundada em 1994. Shipyard é uma cervejaria de propriedade familiar enraizada na tradição, mas estando sempre buscando inovação, fazendo assim uma cervejaria diferenciada com rótulos premiados.

Rótulo Shipyard NightwindO rótulo de hoje é Shipyard Nightwind que traz junto com ele uma homenagem ao poeta Henry Wadsworth Longfellow que assim como a cervejaria nasceu em Portland.

O nome do rótulo traz uma citação de um dos seus poemas mais conhecido Paul Revere’s Ride fazendo referência aos ventos, sendo uma excelente pedida para se apreciar quem sabe nos ventos frios de inverno.

É possível também perceber que no rótulo da cerveja há uma referência clara aos ventos com um assopro por um homem (provavelmente Henry Wandsworth) e também o estilo que denominaram de Winter Ale, que pode ser interpretada como uma  Winter Seasonal Beer de acordo com o BJCP.

Agora vamos falar um pouco mais sobre as características da cerveja e porque a homenagem é tão marcante em seu rótulo

Características da Cerveja

Nightwind se trata de uma Brown Ale com amargor moderado com seus 43 de IBU equilibrados com teor alcoólico de 5,8%.

Composta de uma mistura de lúpulos americanos e ingleses (Cascde, Goldings, Chinook e Glacier) que ficam em segundo plano, pois o destaque de aroma sem dúvida é os maltes tostados e maltes caramelo trazendo aromas de cacau, café, caramelo.

Espuma com um tom mais amarelado, bastante cremosa e duradoura.

Aparência

Coloração marrom, cerveja opaca, porém límpida, com uma espuma bem persistente de tamanho moderado de tom amarelado semelhante a um bege mais escuro.

Aroma

Cerveja com aroma doce maltado juntamente com tostado remetendo o café, cacau e nuances rubi.

Em segundo plano vem o aroma de lúpulo bem discreto puxado um pouco para o herbal que muitas das vezes pode passar despercebido.

Sabor e Corpo

Possui um corpo médio com um sabor maltado bem presente, com notas principalmente de café, nozes, equilibrado com um amargo médio.

O dulçor da cerveja harmoniza com o teor alcoólico fazendo com que tenha uma boa drinkability sendo uma boa cerveja pra tomar em qualquer época do ano.

Considerações Finais

A Shipyard Nightwind sem dúvidas é uma excelente cerveja, que se torna ainda mais agradável para aquelas pessoas que estão começando a apreciar cerveja com presença de maltes tostados. Uma cerveja com alta drinkability é um convite para entrar no mundo da escola inglesa. Uma cerveja que harmoniza muito bem com amêndoas e castanhas em geral, carne vermelha perfeito para ser tomada em uma noive de ventos frios.

Esse texto foi feito com a cerveja fornecida pelos nossos parceiros do The Beer Planet Club, o clube de cervejas especiais por assinatura mais completo do Brasil.

Quer saber mais? Acesse o site do clube e tire suas dúvidas!

Sobre o Autor

Lucas Magá

Mestre Cervejeiro da cervejaria Sileno, membro no Grupo de Estudos e Pesquisa em Cerveja Artesanal e da Acerva de Minas Gerais, atualmente desenvolvendo pesquisa em cervejas inovadoras para o mercado, graduando em Bacharelado em Biosistemas pela UFSJ.

Comentar