Degustação

Revenge IPA: a cerveja da Chapeuzinho Vermelho!

Escrito por Lucas Magá
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

A Revenge American India Pale Ale é uma cerveja brasileira produzida atualmente pela OPA Bier, uma cervejaria que hoje está localizada na cidade de Joinvile e que foi fundada em Fevereiro de 2006, resgatando a tradição local de se produzir cerveja.

Se trata de uma cerveja com 60 de IBU e 7,5% de teor alcoólico, podemos afirmar que se trata de uma IPA como ela deve ser.

Uma característica marcante é o seu aroma. Ela é bem aromática devido ao dry-hopping utilizado durante o processo de fabricação da cerveja possuindo um aroma fresco de lúpulo cítrico.

As IPAS estão consolidadas no mercado brasileiro de cerveja artesanal, e a Revenge é certamente uma cerveja padrão do estilo, equilibrada e recomendada para beber casualmente.

Um ponto interessante da cerveja está no rótulo que traz uma sátira com a história do Chapeuzinho Vermelho e faz uma brincadeira com a palavra revengeque do inglês significa vingança.

Características da Cerveja

É uma no qual o teor alcoólico alto se disfarça com o dulçor do malte, e se equilibra com amargor e aroma dos lúpulos, trazendo para seu copo uma cerveja que acima de tudo equilibrada.

Aparência

Servido em um copo caldereta, a Revenge possui uma cor puxada pro âmbar/dourada, bastante límpida e com espuma densa e cremosa — uma de suas características marcantes —, ficando até mesmo na parede do copo.

Aroma

Aroma da cerveja é bastante agradável, aroma levemente maltado com um cítrico fresco dos lúpulos tradicionais utilizados como amarrillo, e citra.

Sabor e Corpo

Revenge é uma cerveja de corpo médio com um amargor redondo, porém com um dulçor bem evidente que acaba diminuindo um pouco a drinkability da cerveja.

O teor alcoólico passa despercebido por causa desse dulçor que talvez ficou acima do ideal.

Considerações finais

Revenge é uma boa cerveja, com uma cor e espuma muito agradável, aroma como manda o figurino de uma American IPA e podemos dizer que vale a pena experimentá-la e tirar suas próprias conclusões da cerveja.

Esse texto foi feito com a cerveja fornecida pelos nossos parceiros do The Beer Planet Club, o clube de cervejas especiais por assinatura mais completo do Brasil. Quer saber mais? Acesse o site do clube e tire suas dúvidas!

Sobre o Autor

Lucas Magá

Mestre Cervejeiro da cervejaria Sileno, membro no Grupo de Estudos e Pesquisa em Cerveja Artesanal e da Acerva de Minas Gerais, atualmente desenvolvendo pesquisa em cervejas inovadoras para o mercado, graduando em Bacharelado em Biosistemas pela UFSJ.

Comentar