Praga Hefeweizen

Praga Hefeweizen: conheça a autêntica cerveja tcheca!

SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

A República Tcheca possui uma das mais antigas histórias cervejeiras, iniciando no ano de 993 na cidade de Praga, a produção no Monastério Brevnov.

Na região da Boêmia, surgiu simplesmente estilo mais consumido do mundo: a cerveja Pilsen.

Apesar de não ser um dos maiores produtores da bebida, os tchecos detêm a liderança no maior consumo per capita no ranking mundial, existindo no país mais de 80 cervejarias de variados estilos. Metade do consumo da bebida é em barris (chope), 46% em garrafas e somente 4% em latas.

E hoje viemos aqui para falar um pouco sobre a cerveja de um dos produtores locais conhecidos na República Tcheca — e estamos falando da cerveja Praga feita pela Praga Brewing Group.

Se está com vontade de saber mais sobre esse histórico país, continue lendo até o final!

Características da cerveja Praga

Com a idéia de disseminar a cultura cervejeira tcheca e preservar a qualidade dos ingredientes em escala global, os amigos Miro e Martin fundaram a cervejaria Praga em 2004.

Atualmente, atuam em mais de 35 países, criando uma linha com 6 rótulos clássicos, dentre eles a Praga Hefeweizen, como meio de combater as alemãs e manter a Lei da Pureza.

Aparência

De coloração amarelada e turva, possui um corpo de fundo pois não é filtrada. O seu próprio nome diz um pouco sobre sua aparência: Hefe = fermento e Weizen = trigo.

Ela e ainda conta com a refermentação na garrafa, garantindo uma espuma cremosa e persistente.

Aroma

Seu aroma característico de mel, banana e pão juntamente com a facilidade em degustar, faz com que seja excelente para dias quentes e comidas leves.

Sabor e corpo

A cerveja possui um corpo de fundo pois não é filtrada, hefe significa fermento e Weizen quer dizer trigo. Ela ainda conta com a refermentação na garrafa, garantindo uma espuma cremosa e persistente.
É uma cerveja bem aprazível e cremosa no paladar,conseguindo sentir levemente o sabor do fermento produzindo uma sensação de “pão líquido”.

Uma curiosidade é que as cervejas produzidas e vendidas no país trazem a indicação de açúcares fermentáveis em uma unidade do século XVII, desenvolvida por Karl Balling.

O número indicado na garrafa para ser referir ao ABV (teor alcoólico) é aproximadamente 4 vezes maior que o número real, isto é, a indicação de 12º corresponde à 3,1% de álcool por volume.

Considerações finais

Para quem está iniciando o mundo das artesanais, a Praga Hefeweizen é uma excelente porta de entrada.

Diferente de outras cervejas de trigo, ela não traz aquela sensação de empanzinamento, podendo ser consumida em maiores quantidades em bares e festas, saindo do tradicional das Lagers e Pilsens, acompanhado com entradas leves.Ideal para presentear aquela pessoa especial que deseja beber uma verdadeira tcheca!

Esse texto foi feito com a cerveja fornecida pelos nossos parceiros do The Beer Planet Club, o clube de cervejas especiais por assinatura mais completo do Brasil. Quer saber mais? Acesse o site do clube e tire suas dúvidas!

aprender a fazer cerveja em casaPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.