Degustação

Degustação de cervejas nacionais: um guia iniciante

degustar cerveja nacional
Escrito por Carlos Lara
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Qual o nosso objetivo com esse texto? É trazer para você um guia focado cervejas artesanais brasileiras fáceis de serem encontradas e com um preço acessível.

Como o número de rótulos nacionais é quase incontável, separei somente alguns mas tenho certeza que a lista será boa para quem quer iniciar a conhecer e destinguir os estilos mais básicos de cerveja. Em destaque está o que deve ser buscado ao degustar cada cerveja, a fim de perceber suas propriedades e do estilo, ok?

Então vamos começar pela parte mais importante, praticamente o nosso guia turístico por todos esses roteiros.

Como degustar a cerveja?

A degustação deve sempre ser feita nesta ordem:

  1. O visual: olhando-se para a cor (para entender o tipo de malte utilizado), formação de espuma, densidade da cerveja e a sua turbidez.
  2.  aroma. não tenha pressa, sinta bem o cheiro da cerveja, balance um pouco ela e coloque o nariz no copo para captar tudo que ela tem a oferecer.
  3. O sabor: observe o sabor inicial, o amargor, a sensação que ela provoca e o gosto final que fica na boca e na garganta.
  4. Beba novamente: o objetivo aqui é fixar o sabor, o primeiro gole sempre é inesquecível já o segundo é o que analisamos.
  5. Analise: veja se algo mudou ou se a sua percepção está mais aguçada, afinal, degustar significa associar sabores.

Agora que já revisamos rapidamente sobre como degustar uma cerveja, apresentarei três listas, denominadas de lista nível 1, nível 2 e nível 3.

Mas antes de prosseguirmos é importante você saber que a ordem das cervejas foi pensada para que cada uma delas seja degustada em sequência, deixando as com sabores mais fortes e marcantes para o final.

Chega de papo e vamos logo as listas!

Nível 1

1. Baden Baden Weiss – cerveja de trigo clara, sabor suave e aroma de cravo e banana (pode substituir por Eisenbahn ou Bierland Weizen).

2. X-Wals – uma pilsen leve, dourada, mas com amargor presente e aroma herbal (do lúpulo).

3. Backer Pale Ale – buscar aroma e sabor de malte caramelado com equilibrado amargor.

4. Eisenbahn Dunkel – cerveja escura, sabor e aroma de chocolate e café.

5. Colorado Indica – amargor mais pronunciado e aroma forte cítrico, do lúpulo neste caso.

cervejas nacionais para degustar

A idéia é que, seguindo estas degustações, você possa ir entendendo os nuances de cada estilo e ter uma variada experiência. Com isto, irá aprimorando o paladar e percebendo quais estilos de cerveja mais o agradam.

Nível 2

Seguindo a lista de degustação de cervejas artesanais, ainda voltada para o iniciante. A sugestão, mais uma vez, é de cervejas nacionais, e caso seja difícil encontrar alguma marca (o que acredito ser pouco provável) recomendo que você busque por outro rótulo desde que dentro do mesmo estilo, combinado?

Então, vamos à lista e lembrando: primeiro olho, depois nariz e por último a boca:

1. Bamberg Helles – lager alemã, estilo próximo do pilsen. Interessante buscar as pequenas diferenças entre eles.

2. Eisenbahn Weizenbock – mais adocicada, procurar aroma e sabor de banana passas e ameixa.

3. Falke Estrada Real – malte caramelado marcante com final bem amargo e seco.

4. Colorado Demoiselle – cor bastante escura, com aroma e sabor de café, que faz parte da receita.

5. Baden Baden Red Ale – bastante alcoólica, tem dulçor marcante de malte de cevada e bela cor vermelha.

cervejas nacionais para degustar

Nível 3

Chegamos ao terceiro nível cervejas artesanais nacionais com intuito de que as pessoas conheçam basicamente os sabores, cores e aromas além de entender a diferença entre os diferentes estilos. Nesta seleção, temos estilos muito diferentes entre si e que trazem também diferentes influências de escolas cervejeiras.

1. Wals Bohemian Pilsner – uma pilsen com coloração mais dourada e destacado amargor e aroma lupulado herbal. Trata-se de uma pilsen feita seguindo a tradição tcheca.

2. Eisenbahn Strong Golden Ale – sabor adocidado e frutado, nesta cerveja de estilos belga. Pouco amargor, forte doses de álcool.

3. Bierland Vienna – dulçor do malte com final com amargor marcante. Aroma de lúpulo cítrico, de origem americana.

4. Falke Ouro Preto – leve sabor torrado, bastante caramelo. Final longo adocicado nesta cerveja de estilo Dunkel, alemão.

5. Bamberg Rauchbier – cerveja com sabor e aroma defumados, típico estilo da cidade alemã de Bamberg, que dá nome à cervejaria.

cervejas nacionais para degustar

Nossa idéia aqui foi percorrer por diversos  tipos de cerveja para mostrar aos iniciantes no assunto um pouco mais sobre o amplo universo de sabores que as cervejas nos proporcionam.

É importante citar que esse exercício é focado em aprimorar o paladar e perceber quais estilos de cerveja mais agradam você. Por último, gostaria de pedir que caso você realize esta degustação, não esqueça de voltar aqui para deixar suas impressões, pois elas podem ajudar outras pessoas, ok?

E se você quiser aprender mais sobre degustação harmonização, trago o convite para conferir nossos dois artigos sobre o assunto:

Degustação de cerveja: tudo o que você precisa para degustar

Harmonização de cervejas: o guia completo

Estamos sempre abertos a sugestões, portanto deixe sua opinião nos comentários para complementar o o guia, um abraço e até a próxima!

Sobre o Autor

Carlos Lara

Marketeiro e Sommelier de Cerveja. Criei a minha paixão pela cerveja há um tempo, principalmente vendo jogos de futebol e hoje escrevo conteúdos sobre diversos assuntos nas horas vagas.

2 Comentários

Comentar