Beber e Comer Degustação

Cervejas para o Natal: harmonização e 6 rótulos especiais

Harmonização de defumados no Natal
Escrito por Caio Melo
SEGUIR NO INSTAGRAMPowered by Rock Convert

Quando pensamos no Natal, o que vem em nossa cabeça?

Aquela época maravilhosa do ano ontem existem muitas muita festa e reuniões regadas a comida e bebida. Com a participação especial dos familiares que preparam pratos maravilhosos e também da piada do pavê.

Então, por que não usar este período como desculpa para beber boas cervejas?

Pois então, fizemos uma lista de cervejas produzidas especialmente para o Natal e falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.

Quer aprender mais sobre o que harmonizar na sua ceia? Continue aqui comigo.

A cerveja no Natal

A tradição de cervejas natalinas é bem antiga, e se iniciou nos mosteiros europeus, que separavam os melhores ingredientes para celebrar o nascimento de Cristo.

Hoje em dia não só o vinho é o grande protagonista da ceia, mas também a cerveja — que querendo ou não está em todas as comemorações que temos por aqui.

Mas antes de falar sobre as cervejas, é importante saber mais sobre como harmonizar as comidas típicas da ceia, e mostraremos para você.

Harmonizando cervejas no Natal

#1. Peru

O típico peru de Natal harmoniza muito bem com as cervejas do estilo Tripel, principalmente se for temperado a base de ervas, como o alecrim, a sálvia e o manjericão — já que o estilo vai bem com carnes mais adocicadas e as ervas combinam com o estilo pelo seu caráter complexo e condimentado.

Outra boa opção de harmonização para o prato são as cervejas do estilo Märzen/Octoberfest, que por semelhança harmoniza muito bem pelo dulçor da carne e da cerveja.

#2. Carnes defumadas

Harmonização de defumados no Natal

Já as carnes defumadas consumidas principalmente em forma de presuntos, como por exemplo, o Tender harmonizam muito bem com as cervejas do estilo Rauchbier por semelhança já que os maltes também são defumados.

Outras boas opções para os presuntos são as cervejas Dubbel pelo caráter levemente adocicado de ambas e também pela potência do estilo que não se intimida diante da gordura do alimento.

Aproveite a ocasião para testar a combinação das Dubbels com o peru também, mas tente as partes mais gordurosas como a sobrecoxa.

O estilo também vai bem com a carne de porco assada e se tiver com molhos adocicados vai cair como uma luva. As Bocks e Doppelbocks combinam também perfeitamente com os presuntos, carnes defumadas em geral e com as carnes de porco sem dúvidas.

#3. Peixes

Existem casas em que os peixes são comuns, como o bacalhau, mas em outras onde ele não é tão presente, mas não poderíamos deixar essa parte de lado.

Para as ocasiões que contenham, existem três tipos de cervejas que podem ser utilizadas: Pilsen, Witbier e Lambics.

Alguns frutos do mar se enquadram nessa combinação, como camarão, lagosta e peixes em geral.

A cerveja Pilsen é como um coringa que combina com muitos estilos de comida, mas atenção ao modo de preparo do prato, porque os alimentos fortes podem atrapalhar o seu sabor.

Como segunda opção, as Witbier são cervejas bem refrescantes, aromáticas e cítricas. Que combinam muito com peixes e frutos do mar ainda mais quando há a adição de limão taiti, galego ou siciliano.

Já as cervejas Lambics são cervejas mais ácidas, e caso o peixe contenha na receita temperos como limão, tangerina ou qualquer fruta ácida, pode ser uma boa pedida.

#4. Sobremesas

Harmonização de sobremesas no Natal

Muita gente espera ansiosamente o Natal para se livrarem da culpa que carregam o ano todo! E elas são parte importante da experiência.

Algumas cervejas são extremamente versáteis na harmonização com sobremesas, logicamente algumas sutilezas farão diferença, como o nível de dulçor dos chocolates, mas nada que não valha a experiência.

As Porters podem proporcionar um grande número de combinações, assim como as Russian Imperial Stouts.

Elas podem harmonizar muito bem com sobremesas a base de chocolate como brownies, trufas, bolo floresta negra e tiramissú. Esta última também se comporta bem com as Dark Strong Ales já que a presença das gorduras do creme são bom páreo para o estilo.

Vale lembrar que os estilos Porter e Imperial Stout também se combinam com cheesecakes de frutas, panna cotta, tortas a base de nozes ou frutas como maçãs e frutas vermelhas além de harmonizar de maneira deliciosa com sorvete de creme.

No caso das sobremesas de chocolate a harmonização se dá por semelhança e no caso das com base de frutas se dá por complementariedade ou contraste.

As mesmas sobremesas podem harmonizar com as Fruit Beers, mas preste atenção o caráter adocicado pode se sobressair, mas estamos diante de uma mesa tão farta que valem as tentativas.

Frutas secas e nozes

E as frutas secas e as nozes, tão populares no Natal!

Ficam muito agradáveis com as cervejas do estilo Dubbel, além das típicas cervejas de Natal e com as Quadruppel. Mas a brincadeira da Ceia de Natal vai além, pois as frutas secas e nozes podem estar presentes em vários pratos como elementos adjuntos ou em porções separadas.

Rótulos de cervejas típicas para o Natal

Sabe aqueles bolos típicos de Natal, com frutas cristalizadas ou secas, massa pesada e nozes?

São opções que ficam divinas com típicas cervejas produzidas para esta época do ano.

Por isso vamos apresentar uma lista de cervejas que foram feitas especialmente para o Natal e caso sejam encontradas, é melhor aproveitar!

1. Baden Baden Christmas

Baden Christmas Beer

Trata-se de uma ale levemente frisante, o que a remete ao champagne. Seu teor alcoólico é de 5,5%, tendo corpo leve e amora frutado. Além da cevada, também é ultilizado mate de trigo na receita, e é produzida em Campos do Jordão, São Paulo.

Como é uma cerveja de trigo e leve combina com comidas leves, como por exemplo que encontramos facilmente nas ceias de Natal: frutas frescas e secas.

Além de usar o pilar da harmonização da semelhança, já que a cerveja apresenta um aroma frutado. Podendo ser uma cerveja para abrir a festa e a ceia.

2. Eisenbahn Weihnachts

Eisenbahn Weihnachts

Uma cerveja de Natal, do estilo Amber Ale, com teor alcoólico de 6,3% e receita especial. A cerveja é produzida Eisenbahn em Blumenau, Santa Catarina.

Essa cerveja seria harmonizada com um frango assado, utilizando a base de harmonização por semelhanças, já que tanto a cerveja quanto o frango apresentam notas de caramelo, provenientes do malte e do assamento do frango, respectivamente.

3. Stella Artois Christmas

Stella Artois Christmas

Poucas pessoas sabem mas a famosa Stella Artois possui uma versão limitada e exclusiva de sua garrafa e também as taças especialmente para a época de Natal.

Curiosamente o nome dela traduzido do latim significa Estrela de Artois feita como um presente de Natal destinado a belga chamada Leuven.

Uma cerveja clara e de amargor acentuado, característica que também é encontrada no rótulo tradicional da cerveja e possui 5,2% de ABV.

4. St Feuillien Cuvée Noel

St Feuillien Cuvée Noel

Essa cerveja belga é de extrema complexidade, com notas de toffe e frutado bem equilibradas. Ela tem potentes 9% de ABV e amargor baixo.

Uma harmonização que caberia perfeitamente com essa cerveja seria um sorvete de frutas vermelhas com pedaços de chocolate, utilizando principalmente a base de semelhança, as frutas vermelhas da cerveja com as do sorvete e notas de toffe complementando os chocolates.  

5. Delirium Noel

Uma cerveja que carrega o renomado nome da Delirum. Possui cor âmbar, esta cerveja belga apresenta notas defumadas e de frutas vermelhas, tanto no aroma quanto no sabor, além de notas condimentadas. Tem 10% ABV.

A Delirium Noel pode ser harmonizada com um peru, usando as bases de complementação do condimento da cerveja com o peru. A base da semelhança do caramelo do assamento do peru com o da cerveja.

A base do contraste da untuosidade (gordura) do peru com o alto teor alcoólico da cerveja.

6. Bamberg Weihnachts

Bamberg-Weihnachts

A cerveja foi desenvolvida justamente para o Natal no Brasil, e ela harmoniza com os principais elementos da nossa ceia. Com 6% de álcool, tem coloração avermelhada e destaque para o malte, já tradição nas cervejas alemãs.

O interessante é que sua receita não se baseia em nenhum estilo específico.

Agora que você já sabe mais sobre harmonização de cervejas no Natal e quais rótulos escolher, que tal checar o nosso guia de harmonização e se prepara para outras ocasiões?

 

Sobre o Autor

Caio Melo

Autor convidado pelo Homini Lúpulo, Engenheiro de Alimentos pela Universidade São João Del Rei campus Sete Lagoas e Bier Sommelier pelo ICB (Instituto da Cerveja Brasil).

Comentar