
Cerveja ácida italiana Dolii Raptorbach
Esta Belgian Strong Ale da Birrificio Montegiocco é uma cerveja complexa e especial. Esta garrafa chegou até minhas mãos por sugestão do Tiago Falcone, que está morando na Itália, e escolheu ela com uma cerveja que tinha de ser provada. Aproveitei a semana de férias para degustar tranquilamente a Dolii Raptorbach.
Para início de conversa, trata-se de uma cerveja envelhecida por três anós até chegar às prateleiras, produzida em 2008. 10 destes meses foram em barril. E, além de tudo, ela é ácida. Bastou abrir a garrafa para sentir um forte aroma que remete a vinho branco, com um agradável toque caramelado e acastanhado. O nariz também percebe levemente os 8,5% de álcool dela. A cor é muito bonita, rubi com tons ambar. Na boca, ela é leve e traz uma complexidade enorme de sabores, seguindo principalmente o aroma. Não se parece estar bebendo uma cerveja até sentir o retrogosto, pois fica no fim da garganta um toque de lúpulo que nos faz lembrar: é uma cerveja!
O estilo e a forma de produzir fazem dela uma cerveja sem precendentes ainda no Brasil, mostrando como a Itália está inovando e produzindo muitas cervejas da escola belga. Se os americanos optaram por seguir os rumos da cerveja extrema, os italianos se especializam em versões delicadas e complexas. Confiram abaixo mais detalhes do rótulo da Dolii RaptorBach
fotos e texto: Bernardo Couto
19 de janeiro de 2012 às 9:52
Ela é considerada uma Biere de Garde??
Gosto muito do estilo!
bjinho,
Ale
@cervejaesmalte
http://www.cervejaesmalte.com.br
19 de janeiro de 2012 às 9:52
Bela cor…