Pumpkin Ale

Bierland Pumpkin Ale: a cerveja feita com abóbora!

As cervejas do estilo Pumpkin Ale geralmente são adicionadas de abóboras e apresentam um baixo amargor de lúpulo. Surgiram na época da colonização dos EUA e até hoje são encontradas nas gôndolas dos supermercados.

Hoje o nosso assunto será a Bierland Pumpkin Ale e também todas as suas características. Ficou curioso? Nesse post vamos falar tudo sobre o estilo e esse rótulo.

O que é o estilo Pumpkin Ale?

Pumpkin Ale se trata de um estilo onde a abóbora é um dos ingredientes principais da receita e foi utilizada para ajudar a prover o açúcar necessário para a fermentação da cerveja — com o objetivo de substituir grãos como o malte.

Há vestígios de que o estilo nasceu por volta de 1800, mas o que sabemos realmente é que o seu retorno ao mundo das cervejas ocorreu em 1985, quando a Buffalo Bill’s Brewery decidiu reviver a receita, criando a American’s Original Pumpkin Ale.

A cerveja Bierland Pumpkin Ale

Bierland Pumpkin AleA Bierland Pumpkin Ale é uma edição limitada da cervejaria de Blumenau – SC. Cervejas desse estilo são mais difíceis de encontrar aqui no Brasil, diferentemente dos EUA, país onde surgiu o estilo. Os EUA  foi e é um grande produtor de abóboras, desse modo os colonizadores adicionavam a abóbora como alternativa para atingir o açúcar necessário para a fermentação do mosto. A adição da abóbora pode ser em pasta, calda e pedaços.

O estilo Pumpkin Ale necessita de um um estilo base, ou seja, a partir de um outro estilo é adicionado a abóbora, resultando nas característica do estilo: o dulçor marcante da abóbora.

Características da cerveja

A Bierland Pumpkin Ale foi a ganhadora do tradicional concurso da cervejaria Bierland, o 6º Concurso Caseiro Bierland, onde o vencedor do concurso teve sua receita produzida.

Se trata de uma cerveja que leva a adição de abóbora é claro, além de um dulçor em equilíbrio perfeito com os condimentos, alta complexidade e baixo amargor.

Aparência

Uma cerveja na cor marrom alaranjada, boa formação e pouca persistência de espuma e levemente turva. Cumpre bem o papel de apresentação quando a sua temática é toda trabalhada ao redor da abóbora.

Aroma

Uma cerveja muito complexa no aroma, notas de doce de abóbora, noz moscada e canela. Em segundo plano é possível notar também as características do miolo de pão. Em relação ao lúpulo já não existe aroma nenhum, a abóbora com os condimentos e o miolo de pão, não deixam espaço.

Sabor e corpo

No sabor repete as notas do aroma, uma cerveja doce em equilíbrio perfeito com os condimentos, com um corpo médio e carbonatação média de acordo com o estilo.

Amargor baixo e retrogosto condimentado elegante, estimulando o próximo gole.

Considerações finais

Uma cerveja complexa no aroma e sabor, equilibrada entre o dulçor e o condimentado, baixo amargor. Harmoniza bem com sobremesas, doces de abóboras e pratos apimentados.

Quando tomamos podemos dizer que é uma cerveja que é marcante no cumprimento das características e do estilo da cerveja feita, e se eu tiver a oportunidade de tomá-la novamente, faria com certeza!

Esse texto foi feito com a cerveja fornecida pelos nossos parceiros do The Beer Planet Club, o clube de cervejas especiais por assinatura mais completo do Brasil. Quer saber mais? Acesse o site do clube e tire suas dúvidas!

 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.