Copo em formato de bota

Conheça a Das Boot: o copo de cerveja em formato de bota

A tradicional “Bota de cerveja” ou “Das Boot” tem uma rica tradição na cultura alemã de consumo de cerveja, principalmente na Oktoberfest.

Copo em formato de bota

Quando você pensa na Oktoberfest ou na cerveja alemã, uma das primeiras imagens que vem à sua cabeça pode ser um copo de cerveja de 1L, aqueles tradicionais canecões, mas há também as pessoas que já associam o festival com o icônico copo em formato de bota.

Fato é que existem diversos tipos de copos para beber cerveja e que muitos tem a função de auxiliar a experiência sensorial da bebida, enquanto outros são mais pela decoração e diversão.

Embora tenha se tornado um marco na cultura partidária americana desde o início deste século, sua história na Alemanha é muito mais antiga.

O que é uma bota de cerveja (Das Boot)?

As botas de cerveja, ou “Das Boots”, como são carinhosamente chamadas, ganharam popularidade em festivais de cerveja e festas barulhentas nos Estados Unidos desde que foi apresentado no filme Beerfest, de 2006.

Eles são feitos de vidro soprado pela boca ou prensado à máquina. A tradicional bota de cerveja padrão é de dois litros, mas você pode encontrá-la em vários tamanhos, incluindo de meio e um litro.

Uma bota de cerveja de dois litros, o que é quase tanto quanto um pacote de seis latões ou 12 latas pequenas.

O que Das Boot significa em alemão?

Se você for à Alemanha e tentar pedir uma “das boot”, pode não gostar do que receberá em troca. A palavra bota em alemão significa barco. Isso explicará as coisas se você receber um barco cheio de cerveja ao fazer o pedido.

A palavra alemã para bota é stiefel, então a palavra apropriada para bota de cerveja em alemão é bierstiefel — difícil, não?

A história da Das Boot

Apesar de seu lugar na cultura popular americana, o bierstiefel é uma peça autêntica da cultura da cerveja da Baviera com uma história de origem um tanto obscura. A maioria das fontes atribui a um general prussiano o início da tendência de usar uma bota como copo. Segundo a lenda, ele prometeu a suas tropas que beberia uma cerveja de sua própria bota de couro em troca de uma vitória no campo de batalha.

filling german beer boot

Quando seus homens se mostraram vitoriosos, ele encomendou uma imagem de vidro de sua bota para evitar o desprazer e a humilhação de beber cerveja de verdade. 

A partir daí, acredita-se que o vidro ganhou popularidade e, com o tempo, foi incorporado às tradições da Oktoberfest. A bota finalmente chegou à América do Norte graças ao retorno dos soldados da Segunda Guerra Mundial que seguiram a tradição enquanto serviam no exterior.

O ato de beber com uma bota pode, de fato, ter raízes mais profundas do que o que contamos na história. Há pessoas que teorizam sobre essas coisas, e algumas delas postulam que forçar um camarada a beber um calçado fedorento como demonstração de iniciação ou punição pode ter sido uma forma medieval de trote em grupo.

Além disso, a evidência arqueológica sugere que os povos da Europa Central têm feito embarcações em forma de sapato por séculos. Se esses recipientes continham cerveja ou não, ninguém sabe.

Como beber na Das Boot?

Parte da diversão Das Boot é o desafio que ela traz consigo. O seu formato inusitado causa a formação de uma grande bolha de ar na ponta do sapato à medida que a cerveja é consumida. 

Quando a bolha chega até a ponta do pé com a inclinação do copo, ela tem uma espécie de efeito de ondas, fazendo com que a cerveja restante suba em direção à boca de quem está bebendo em um ritmo mais rápido do que o esperado.

Se a pessoa não suspeita, o resultado típico é cerveja em toda a sua camisa. Portanto, se você quer beber sem ter o desprazer, o truque certo é ir com calma para liberar a bolha lentamente.

Comece a beber com a bota de cerveja apontada para cima. À medida que a bolha desce pelo vidro, gire gradualmente a bota em 90º graus (em qualquer direção) de modo que, quando a bolha atingir o pé, ele esteja apontando para a direita ou para a esquerda. Isso diminui a pressão, garantindo uma experiência de bebida suave

Veja a explicação no vídeo abaixo sobre como beber.

Espero que você tenha gostado do conteúdo e caso deseje comprar uma Das Boot, saiba que se trata de um ótimo item decorativo e contém uma história rica! 👢🍺

Utilize o link abaixo e ajude o Homini Lúpulo a crescer!

Curso como fazer cerveja (1)
👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.