Taps cerveja

Cervejarias locais: como e por que apoiar?

Quando você escolhe comprar de pequenos cervejeiros, seu dinheiro impacta a comunidade mais do que você pode imaginar. As empresas locais apoiam a economia local e oferecem à comunidade um lugar para se reunir e celebrar a vida.

O proprietário de uma pequena empresa dedica seu coração e alma e observar as pessoas fazendo o que amam enquanto retribuem à comunidade é inspirador! 

Em várias cidades as cervejarias e brewpubs se tornaram a base das comunidades e um centro local de encontro entre amigos. A criatividade desses pequenos empreendedores e espírito amante de cerveja proporcionam um lugar para aproveitar a vida e, ao mesmo tempo, apoiar a economia local.

E hoje ressaltaremos os principais motivos para se apoiar os produtores locais.

Por que devo me preocupar em apoiar as cervejarias locais?

Apoiar negócios locais não somente ajuda com que membros dessa comunidade realizem seus sonhos, mas também permite que a economia floresça, aumentando sua cadeia produtiva, gerando empregos e dando retorno para a sociedade.

Cervejarias, gastropubs e brewpubs não são exceção. Ao apoiar cervejarias e restaurantes locais, você está retribuindo diretamente aos seus vizinhos enquanto desfruta de uma experiência saborosa.

E lembre-se de que algumas das grandes cervejarias que começamos nasceram de pequenos negócios, como por exemplo as marcas Colorado e Wäls, que hoje em dia estão em todo o país.

Aqui estão apenas alguns dos benefícios de apoiar cervejarias independentes.

1. Um lugar para vivenciar sua comunidade. 

Os pubs começaram como um lugar para pessoas de todas as esferas da vida desfrutarem de boa companhia, boas cervejas e boa conversa. O nome “pub” é uma versão abreviada da”public house”, palavra inglesa que significa casa pública, ou um local de encontro. 

Cervejarias e brewpubs locais deram continuidade a essa essa tradição, pois criam um ambiente acolhedor para amigos e familiares se encontram e dão às pessoas da comunidade a chance de conhecer os fabricantes de cerveja. 

Além disso, é muito mais comum encontrar cervejas diferentes e dos mais variados estilos do que em grandes redes de restaurantes, onde muitas vezes os estilos são limitados a pilsner e lager. 

É verdade que brewpubs não são tão comuns no Brasil como em outros países como a Inglaterra, porém essa cultura tem mudado, a experiência de degustar uma cerveja em um brewpub é recompensadora e pode incentivar micro e nanocervejarias a investirem nesse tipo de local. 

2. Apoio à economia local

Ao gastar R$100 em uma empresa local, em média,R$68 permanecem na economia local. Com o tempo, isso produz impactos significativos. 

Ao patrocinar empresas independentes, você faz a diferença na vida de todos que desempenham um papel ali.

Dos proprietários aos funcionários, a todos da cadeia produtiva da qual a cervejaria depende para ir em frente com sua produção, você está fazendo uma contribuição significativa para o futuro da sua comunidade.  

3. Uma cerveja de melhor qualidade

As cervejarias locais geralmente recorrem a ingredientes frescos para produzir um produto mais delicioso.

Os fabricantes consideram o sabor e a qualidade acima da linha de fundo ao escolher os ingredientes para sua arte. Eles estão interessados ​​em uma bebida que dê ao bebedor uma experiência única, em vez de sacrificar a qualidade por uma margem de lucro maior.

Essa escolha resulta em uma cerveja de melhor qualidade e também apoia ainda mais negócios locais.

4. Produção mais sustentável

Quando os ingredientes viajam menos para chegar à cervejaria e a cerveja não vai além do balcão até você, você está fazendo uma escolha deliciosa que salva o meio ambiente. 

As grandes produtoras de cerveja buscam seus ingredientes onde quer que seja mais barato e, às vezes, os transportam por milhares de quilômetros até a fábrica.

Depois de fabricada em grandes lotes, a cerveja é transportada por caminhão em todo o país — ou mesmo enviada internacionalmente — para uma rede de supermercados ou lojas de bebidas. Todo esse transporte desperdiça combustíveis fósseis e coloca estresse desnecessário no meio ambiente.

As embalagens descartáveis ​​de grandes marcas desempenham outro papel em seu impacto ambiental substancial.

5. Seleção mais ampla de estilos e sabores

Mesmo que você não se considere um amante da cerveja, você tem uma excelente chance de encontrar uma bebida de sua preferência no extenso cardápio de uma cervejaria local. 

Algumas marcas costumam ter um único sabor, aquela cerveja que só tem gosto saboroso quando fria.

Como a criatividade de uma cerveja sazonal feita com ingredientes locais e sazonais poderia se comparar à mesma fórmula de cerveja produzida em massa que não mudou em décadas?

6. Oportunidade de conhecer os fabricantes

Você desenvolve um maior apreço por qualquer arte quando conhece o mestre por trás da obra-prima. A cerveja artesanal não é diferente. As pessoas que fazem cerveja trabalham no local, então suas chances de encontrá-las são altas.

Eles são inovadores e criadores, e ter a oportunidade de falar com eles pode levar a conversas interessantes. Beber cerveja se torna uma experiência muito mais pessoal quando você pode dar uma cara ao indivíduo que a criou.

Se você pretende ou já faz sua própria cerveja em casa, ter a oportunidade de conversar com outro cervejeiro vai te ajudar muito a evoluir no processo de produção. 

Como posso apoiar cervejarias locais?

Homem retirando cervejas no tap

Agora que você conhece todos os benefícios que as cervejarias locais ajudam a trazer para a comunidade, como você pode apoiar a cerveja artesanal local em sua área?

Compre diretamente da cervejaria

Uma cervejaria terá a maior margem de lucro com sua cerveja artesanal quando você comprar diretamente dela. Além disso, ao visitar a cervejaria, você tem a chance de ver onde a mágica acontece.

Pense também na possibilidade de manter o contato, e ficar sabendo daquela novidade ou também de promoções. 

Leve para casa

Cervejarias locais se esforçam na criatividade a fim de encontrar maneiras para que você tome e queira voltar mais algumas vezes ao local. Muitos locais oferecem opções de entrega ou a retirada de growlers.

Ambos os métodos selam o sabor, portanto, não há perda de qualidade da cervejaria para sua casa.É sempre uma boa opção ter aquele rótulo local em sua geladeira.

E não se esqueça de checar se existem souvenirs como bonés, camisetas, bolachas ou copos. O colecionismo cervejeiro é muito importante e pode ajudar muito um produtor local.

Fique no ambiente com família e amigos 

Passar o tempo na própria cervejaria permite que você mergulhe totalmente na atmosfera divertida da cervejaria, conhecendo mais sobre as cervejas, culinárias e até fazendo amogs.

As cervejarias são mais do que apenas um local para sentar e beber. Muitas cervejarias ocupam armazéns reaproveitados ou edifícios convertidos com história. Aproveite a atmosfera e dê uma gorjeta generosa ao seu barman e garçons. 

Divulgue sua cervejaria nas redes sociais e boca a boca

Como as cervejarias locais não podem gastar milhões em publicidade corporativa, elas contam com clientes fiéis para verificar no Facebook, compartilhar sua hashtag no Instagram ou também postar um stories marcando o local.

Portanto nunca se esqueça de divulgar sempre que possível, deixar comentários e contar aos amigos sobre as últimas novidades artesanais que você experimentou na outra noite.

Indique o Homini Lúpulo para sua cervejaria local preferida 

Aqui no Homini Lúpulo queremos sempre fortalecer a comunidade cervejeira, se você é dono ou conhece um dono de uma cervejaria local nos chame no Instagram @Hominilupulo, vamos ficar felizes em produzir um conteúdo em conjunto e ajudando a divulgar sua cervejaria! 

Curso como fazer cerveja (1)
👇 Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.