Tudo que se fala sobre cervejas artesanais no Brasil sempre termina com uma compração à situação americana. Seja de qualidade de cervejas e insumos, seja pela variedade de estilos encontrados e pelas inúmeras cervejarias (este ano chegou à número 2 mil). Mas, mais do que tudo, o que impressiona são os números apresentados. Vamos a alguns deles, que apontam uma realidade distante da brasileira:

 

– são cerca 103.585 postos de trabalhos diretos, incluindo funcionários de brewpubs.

– crescimento em 2011 de 13% em volume produzido e 15% em arrecadação, semelhante ao crescimento apontado em 2010.

-foram vendidos 11,468,152 barris em 2011. Em 2010, foram 10,133,571

– em 2011, as cervejas artesanais 5,7% do mercado em volume e 9,1% em dólares. O valor total de vendas ficou em 8,7 bilhões de dólares. Isso mesmo, bilhões!

– em 2011 a Brewers Association registrou 250 novas cervejarias (174 micros e 76 brewpubs) e 37 cervejarias fecharam (12 micros e 25 brewpubs).

– enquanto isso, a venda de cervejas nos EUA caiu 1,3% neste ano e o volume importado cresceu 1%.

 

Estes dados mostram a potência econômica que é os EUA e o potencial que o mercado de cervejas aretesanais tem no Brasil. Não que objetivamente chegaremos a estes valores brutos de receitas anuais, mas que sejam valores significativos para ter um setor forte, gerando empregos, divisas para os investidores e seja visto positivamente pelo governo. Hoje, no Brasil, o mercado não representa sequer 1%, quando excluímos cervejas premium de grandes cervejarias e estamos longe ainda dos bilhões americanos. O comparativo feitos por quem viviu o ressurgimento das microcervejarias nos EUA é de que estamos ainda na realidade que eles tinham na década de 80, quando o mercado estava começando a crescer. Detalhe que a associação americana de cervejas foi criada em 1983.

 

Uma coisa resume a diferença entre americanas e brasileiras. Nem dados precisos, como estes , temos sobre as cervejarias do Brasil. Tudo que temos são levantamentos realizados de forma isolada.

 

fonte: Brewers Association